A Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião segue com trabalhos de melhorias em vias públicas e ações de limpeza urbana, nos bairros do município.

Nesta semana, as equipes da Regional Topolândia realizaram serviços de limpeza geral nas praças João Tarora, da Rua Vereador Francisco Luciano Nogueira, da Avenida Professor Doutor José Machado Rosa, próxima a Escola Estadual (EE) Professora Josepha de Sant'anna Neves, bairro Topolândia, e parque infantil da área de lazer do Itatinga.

Houve também, limpeza geral – ações de drenagem – no córrego Mãe Isabel, reparos na escadaria da Rua Onofre Santos e serviços de zeladoria urbana, na Vila de Passagem, bairro Topolândia.

Todas as ruas, vielas, travessas e escadarias dos bairros Olaria, Mirante, Itatinga e Topolândia passaram por serviços de limpeza e conservação.

No total, foram removidos quatro caminhões de podas, detritos e materiais inservíveis durante a operação cata-cata e cata-treco. Vale ressaltar que a SESEP não é responsável pela remoção de entulhos provenientes de obras particulares, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 2.321/2015.

O município de São Sebastião conta com sete regionais municipais, sendo que a Regional Topolândia abrange os bairros Itatinga, Mirante, Topolândia e Olaria. A Regional Topolândia está localizada na Avenida Professor Doutor José Machado Rosa, 171, e atende pelo telefone (12) 3893-1305.‌

‘Quem é o Porcão?’

A Prefeitura segue com a campanha institucional educativa ‘Quem é o Porcão?’. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo.

Muitos moradores, costumeiramente, despejam lixo orgânico (resíduos de origem animal ou vegetal), entulhos, podas, folhas nas calçadas, ruas, ou em áreas verdes, praças, espaços públicos, esportivos e de lazer, e muitos desses lugares possuem lixeiras e caçambas para o descarte adequado.

Importante destacar que, caso o infrator seja flagrado, pode ser multado com base na Lei Municipal nº 2.544/2018, que alterou alguns artigos da Lei 2.321/2015 e que define valores que variam de R$ 1,5 mil a R$ 15 mil.

Entende-se por infração a colocação de qualquer tipo de resíduo em calçadas, áreas públicas, áreas protegidas, ou de maneira que atrapalhe o passeio público. O flagrante, conforme o artigo 2º da nova lei, pode ocorrer por câmera de monitoramento, denúncia identificada, ou fiscalização dos órgãos competentes.

A fiscalização é de responsabilidade do Departamento de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e o munícipe que presenciar o descarte irregular de resíduos pode entrar em contato e fazer uma denúncia através do telefone: (12) 3892-6000 ou e-mail: fiscalizacao.semam@saosebastiao.sp.gov.br.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram trabalhadores da Regional Topolândia em ações de limpeza e manutenção urbana. Fim da descrição.