A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou uma reunião, nesta última terça-feira (20), com o objetivo de discutir e desenvolver políticas públicas efetivas para a gestão de resíduos.
Participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Flavio Fernandes de Queiroz, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Caio Marcus Castro, o presidente da Cooperativa de Triagem de Sucata União São Sebastião (COOPERSUSS), João Igor Alves Ribeiro, e o representante do Instituto Educa Brasil e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), Pedro Rego.
A pauta foi voltada para o criar ações de educação ambiental para a gestão correta de resíduos sólidos por meio da conscientização da população local e flutuante do município. Além de outras atividades e projetos que poderão ser elaborados pela Prefeitura em conjunto com a sociedade civil, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações de bairro, entre outras instituições.
A COOPERSUSS vem sofrendo nos últimos anos, tanto com a redução da quantidade de material recebido, como também pela queda expressiva dos valores comerciais dos materiais triados pela cooperativa.
O secretário afirma que busca parceria com a sociedade civil organizada, a SESEP e muitas outras instituições para desenvolver projetos relacionados ao tema. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância de efetuar a separação correta dos materiais para facilitar o trabalho da cooperativa e ajudar não somente a questão ambiental, mas também o social”, completou.
Ainda de acordo com o secretário, a ideia é criar um plano para aperfeiçoar os métodos para disposição de resíduos, com o intuito de aumentar a quantidade e qualidade dos recicláveis coletados para serem destinados à Cooperativa da maneira correta para fomentar a renda de cada cooperado.
COOPERSUSS
São 20 funcionários que recebem uma parte do faturamento obtido pela venda de todos os materiais que chegam na cooperativa. A média de renda dos cooperadores é de meio salário mínimo mensal. São recicladas 70 toneladas de sucata na baixa temporada e de 100 até 150, na alta temporada.
A Prefeitura arca com os custos da locação do espaço, pagamento das contas de água e luz, do contrato com a SS Ambiental, que determina a doação de todo o material reciclável para a cooperativa realizar a triagem e comercialização.
#PraTodosVerem: fotos da reunião realizada pela Prefeitura de São Sebastião, para desenvolvimento de políticas públicas voltadas à gestão de resíduos, na sede da SEMAM, nesta última terça-feira. Fim da descrição.