A atleta sebastianense, Aylana Ferreira Cezar, 21 anos, vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, capital do Paraguai, na sexta-feira (22), a partir das 17h30. A corredora vai disputar a prova dos 3.000 metros com obstáculos, que terá transmissão ao vivo nos canais da Band Sports, Cazé TV e YouTube do Time Brasil.

Aylana iniciou no atletismo quando estava com 9 anos por influência da mãe, Drica Rustom, que sempre a levava para participar das provas da categoria kids de São Sebastião. Desde o começo, a jovem se destacava nas provas locais e passou a participar de provas na capital de São Paulo, como a ‘São Silvestrinha’.

De acordo com a corredora, a virada de chave na carreira ocorreu quando ainda estava com 11 anos, após participar dos Jogos Escolares e conhecer uma atleta de Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Ela conta que visitou as instalações do local e participou de uma peneira, onde acabou sendo aprovada e teve que se mudar para São Paulo com 12 anos.

“Foi nesse momento que iniciei no atletismo de verdade, pois comecei a treinar e competir em alto nível e diariamente. Essa é minha primeira seleção de pista de fato. Porém, já representei o Brasil no Sul-Americano/Pan-Americano de Cross Country, em 2022, onde fui prata e bronze, respectivamente”, conta a atleta.

Atualmente, a jovem mora nos Estados Unidos e está no terceiro ano da faculdade internacional de Gestão de Negócios. Na terra do ‘Tio Sam’, a rotina de Aylana é agitada; ela vem de algumas temporadas treinando intensamente, sem muitos intervalos para suprir as competições da universidade (Cross country, temporada indoor e outdoor), e toda vez que chega no país natal, participa do Troféu Brasil, a maior competição Nacional de Atletismo.

O critério para Aylana conseguir a convocação foi por meio do ranking Pan-Americano Sub-23 da área, sendo os 12 primeiros do continente, considerando dois atletas por país. A melhor marca da atleta ainda é a de 2022 (10m36s), por isso, ela afirma ter ficado surpresa por se qualificar com o melhor tempo dela nesta temporada, que é de 10m56s, obtido em uma competição no mês de março, nos Estados Unidos.

“Acabo ficando um pouco afastada das provas aqui no Brasil, então, não poderia estar mais feliz de conseguir essa vaga e poder representar o Brasil, e não só a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), mas também o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Time Brasil Júnior, nestes Jogos”, afirma Aylana.

Para a mãe da atleta, ver a filha evoluindo na modalidade é motivo de muito orgulho e torce para ver ela feliz fazendo aquilo que ama. “Minha expectativa é que ela saia muito contente e satisfeita com o seu resultado. Se este resultado levá-la ao pódio, será a cereja do bolo. O pai dela e eu sempre trabalhamos com esporte, por isso, só podemos comemorar ao ver ela crescendo cada dia mais nessa modalidade tão incrível”, complementou Drica.

 

#PraTodosVerem: A sebastianense Aylana Ferreira Cezar, de 21 anos, aparece em diferentes momentos de sua trajetória no atletismo, correndo em pista coberta com postura firme e determinada, superando barreiras do steeplechase (corrida com obstáculos) com técnica e explosão, enfrentando o desafio do salto sobre o obstáculo com concentração e força, e também em um registro oficial com o agasalho da Seleção Brasileira, sorridente e orgulhosa de representar o país. Fim da descrição.