Em conformidade com a Lei Municipal nº 1.821/2006, que institui a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, a ser realizada anualmente no mês de agosto, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Educação (Seduc), Esporte (Seesp), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Segurança Urbana (Segur), Serviços Públicos (Sesep) e Administração (Secad), além da Fundação de Arte e Cultura (Fundass), elaborou uma programação especial de 26 a 29 de agosto para desenvolver a 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências.
O objetivo é informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção das deficiências e da inclusão social. A Semana também desempenha o papel de sensibilizar governos e comunidades quanto às potencialidades das pessoas com deficiência, além de chamar atenção para suas necessidades, tanto na formulação de políticas públicas quanto no combate ao preconceito.
De acordo com a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, trata-se de um momento relevante para a sociedade refletir o quanto medidas de prevenção podem evitar o aparecimento ou agravamento de condições que limitam a capacidade funcional de uma pessoa, sendo que 70% das deficiências poderiam ser evitadas.
“Ao sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da inclusão, buscamos destacar e orientar sobre as diferentes formas de prevenir, assim como colaborar para a edificação de uma sociedade mais equitativa e com melhores condições de vida para todos. A mobilização da sociedade e dos poderes públicos para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce é o escopo dessa iniciativa”, destaca a secretária.
Programação completa
A abertura oficial da 19º Semana Municipal de Prevenção as Deficiências será no dia 26 de agosto (terça-feira) a partir das 8h no Teatro Municipal com apresentação de diversas atividades e ações, sendo gratuita.
O Coral de Libras da Seduc sobe ao palco às 8h30 e em seguida haverá a apresentação musical da Fundass ‘Barulhinho Feijão com Arroz’ sob o comando da professora Debora Pamela Ramos.
A partir das 9h haverá a palestra com a Talita Soto Ferreira, com o tema ‘Cuidar de hoje é Incluir amanhã’. A palestra abordará os principais fatores de risco evitáveis e a importância do cuidado em todas as fases da vida.
Às 10h10, o professor Thiago Intrieri e o atleta Marçal Leme da Costa ministram a palestra com o tema ‘Relação entre Pessoas com Deficiência e Atividade Física’.
O encerramento do dia fica por conta da apresentação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps1) da Sesau com a apresentação do ‘Caps Story’, às 11h.
No dia 27 de agosto será realizado, em conjunto com a Seesp, uma ação destinada à pessoas com deficiência, proporcionando atividades náuticas como canoagem, caiaque e programa Praia Acessível, bem como aula de zumba. A ação será realizada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, local que possui acessibilidade, no período de 9h às 12h.
As palestras de prevenção serão desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Topolândia, Costa Norte e Boiçucanga, de 26 a 29 de agosto às 9h e 14h.
No dia 28 de agosto, às 7h, será realizada a palestra pela equipe da Unidade de Saúde Ocupacional (USO) da Secad aos funcionários públicos da Sesep com o tema: ‘Prevenir é Proteger - Cuidando da Saúde para Evitar Deficiências’.
A Divisão de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração elaborou cartilha de orientação para os gestores municipais com o tema ‘Prevenção às Deficiências relacionadas ao trabalho’.
Às 9h, será realizada a palestra sobre prevenção na Unidade de Saúde de Família (USF) Canto do Mar, à Rua Perseis, 170, com o tema: ‘Incentivo ao aleitamento materno’.
Ainda no dia 28, serão realizadas as palestras pela Segur sobre Prevenção de Acidente de Trânsito para os alunos do 2º ano da EMEI Peixinho Dourado, em Maresias, na Costa Sul, às 9h, e para os alunos do 1º ano da Escola Municipal Maria Alice Rangel, na Enseada, na Costa Norte, às 14h.
О encerramento das atividades da 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências será realizado no dia 29, na Praça do Coreto, no Centro Histórico, às 9h, com a apresentação de música de alunos da Fundass: sendo ‘Psycho Killer e We Will Rock You’, sob o comando do professor Gervásio Brito da Silva Filho e a apresentação ‘Com que roupa eu vou’.
Ainda na praça, a servidores da Secretaria de Saúde e alunos da Escola Técnica de Saúde (ETS) vão realizar o teste rápido para sífilis, HIV, hepatite e glicemia, além de aferição da pressão arterial para a população.
Nesta data também haverá a presença da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a exposição do Museu Itinerante com o tema ‘A Pessoa com Deficiência ao longo da história’.
Em toda a semana, a Sepedi realizará campanha com orientações de prevenção em todo município com os temas: ‘Prevenção de Acidentes domésticos, por Quedas, por Mergulho’, ‘Prevenção no Trânsito aos ciclistas, pedestres e motoristas’, ‘Prevenção Peri, Pré e Pós natal’ e ‘Prevenção às Doenças Crônicas’.
#PraTodosVerem: imagem de arte gráfica com a identidade do tema da campanha e os informes com o nome, data, tema e o logotipo da SEPEDI e da Prefeitura de São Sebastião, além de imagens que ilustram adultos e crianças participando da manifestação da Semana Municipal de Prevenção ás Deficiencias. Fim da descrição.
Foto | Divulgação