A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizaram uma visita técnica ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CT Paralímpico), em São Paulo, na última terça-feira (19/8).
A visita faz parte da parceria firmada entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da SEPEDI e da SEDUC, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), oficializada pelo prefeito Reinaldinho Moreira. O termo contempla a atuação conjunta das secretarias e do CPB para fortalecer ações de inclusão, capacitação e incentivo à prática esportiva no município, abrangendo profissionais de diversas áreas.
Com isso, em julho deste ano, foi realizado um curso voltado a profissionais de Educação Física com foco na ampliação do acesso de alunos com deficiência às aulas de Educação Física e em outras atividades do município.
Durante a visita, os representantes puderam conhecer a imponente estrutura do CT, que possui quase 100 mil metros quadrados de área construída, projetados para atender diferentes modalidades paralímpicas. O espaço abriga quadras de vôlei sentado, basquete e rugby em cadeira de rodas, áreas para goalball, judô, halterofilismo, esgrima, bocha, piscinas olímpica e semiolímpica, pistas de atletismo indoor e outdoor, academia, centro de fisioterapia, além de alojamentos e centro de medicina esportiva.
Além de conhecer a estrutura, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir aos treinos de atletas paralímpicos e uma competição de basquete em cadeira de rodas, compreendendo de perto a importância do esporte como ferramenta de inclusão.
A secretária da Educação, Marta, destacou o papel da parceria no fortalecimento de políticas inclusivas no município. “Essa aproximação com o Comitê Paralímpico é muito valiosa para a nossa rede. Além de capacitar nossos professores, nos fez enxergar novas possibilidades, promovendo a inclusão e reforçando a importância do respeito à diversidade”.
Para Juliana Coelho, secretária da pasta da Pessoa com Deficiência e do Idoso, a visita técnica foi muito positiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer este Centro que é referência mundial no esporte paralímpico e ver de perto sobre cada modalidade. Essa experiência nos impulsiona a implantar em nosso município, massificando o esporte adaptado, que é um meio de valorização das potencialidades das pessoas com deficiência”.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra um grupo de pessoas visitando diferentes espaços esportivos do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na primeira imagem, uma mulher em cadeira de rodas joga basquete adaptado em uma quadra, enquanto outras pessoas observam. Na segunda, o grupo acompanha uma explicação em uma sala com mesas, computadores e murais informativos no centro de medicina esportiva. A terceira foto registra o grupo reunido e sorridente em uma pista de atletismo, com cadeiras de rodas esportivas ao fundo. Já na quarta imagem, os participantes posam lado a lado em frente a uma parede decorada com elementos gráficos e frases motivacionais na recepção do CT Paralímpico. Fim da descrição.