As equipes da Defesa Civil de São Sebastião permanecem atuando nos locais afetados por alagamentos decorrentes da intensa chuva que atinge o município desde a tarde desta terça-feira (20).
O último boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica risco alto para deslizamento de terra, inundações e outras ocorrências hidrológicas nas próximas horas. O acumulado de chuvas já ultrapassou os 100 milímetros de água em três horas.
De acordo com William Minhoto, meteorologista da Defesa Civil do Estado, para as próximas horas, o tempo em toda a cidade seguirá com condição de chuva forte, seguida por raios e vento, aumentando ainda mais os acumulados, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.
Ainda segundo ele, essas precipitações estão sendo influenciadas pela Tempestade Tropical Akará, que mesmo estando em alto mar na altura da Região Sul do Brasil, está influenciado o regime de chuva em nosso Estado, principalmente na faixa litorânea.
“Nesta terça-feira, as fortes chuvas que atingirão o Estado estavam previstas devido ao sistema meteorológico Akará, uma vez que esta está empurrando toda a umidade do oceano em direção ao continente, porém, nenhum modelo meteorológico estava indicando risco para acumulados tão elevados em 24 horas, quanto menos em apenas 3 horas”, destaca.
Sirene de alerta
As fortes chuvas que caíram sobre a Costa Sul, na tarde desta terça-feira, fizeram com que a Defesa Civil acionasse a sirene para que os moradores da Vila Sahy saíssem de suas casas e procurassem um abrigo seguro. O acionamento ocorreu após o bairro registrar um acumulado de 50 milímetros em apenas 1 hora. Entretanto, o maior volume foi registrado no bairro de Juquehy, onde choveu 74,9 mm no mesmo período.
Até o momento, não houve registro de ocorrências graves ou necessidade de remoção de famílias em decorrência da chuva. Lembrando que São Sebastião está sob a vigência do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) até o dia 31 de março, o que significa que todas as equipes da Prefeitura estão de prontidão em caso de chuvas ou eventos climáticos intensos.
Com isso, a orientação é para que a população deixe as áreas de risco e siga até o ponto de encontro, na Praça dos Estudantes, no qual poderão ser direcionados para o abrigo municipal.
Ponto de Encontro
De acordo com o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, no bairro Barra do Sahy, é o ponto de encontro no caso de evacuação na região. O local tem capacidade para receber 60 pessoas. A unidade está localizada na Avenida Adelino Tavares, 301.