A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) foi convidada para participar do 4º Encontro de Práticas Pedagógicas, realizado no último sábado (16), na Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos.
A proposta da atividade foi de debater e refletir sobre o processo de inclusão da pessoa com deficiência, juntamente com os acadêmicos, comunidade e profissionais envolvidos na área.
Na ocasião, a coordenadora cultural pedagógica da Fundass, Indiara Gomes, apresentou o artigo ‘O processo de inclusão da pessoa com deficiência nas Oficinas Culturais de São Sebastião - Coparticipação, equidade e cidadania’. O trabalho escrito por Indiara Gomes e Márcia Fernanda Santos Andrade Lopes, coordenadora do Polo Cultural da Topolândia, relata como a Fundass realiza as inclusões cultural e social e garante o acesso e permanência dos aprendizes com deficiência.
Dentre os assuntos foram abordados inclusão como uma prática social que vai além dos conteúdos e técnicas adaptadas; a arte como construção da própria identidade, contribuindo para o exercício da cidadania; o investimento da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundass, em cursos de formação para toda a equipe; a introdução de ferramentas para levantamento de dados e estratégias; a importância de uma avaliação diagnóstica para a realização de um planejamento e implementação de políticas públicas de cultura que realize a inclusão de forma efetiva; entre outros temas relevantes.
Vale ressaltar que o mesmo artigo foi selecionado e apresentado no 32º Congresso Nacional de Arte/Educadores do Brasil, realizado no mês de novembro, em São Luís (MA).
#PraTodosVerem: imagens da representante da Fundass durante o 4º Encontro de Práticas Pedagógicas em São José dos Campos. Fim da descrição.