Prazo final para renegociação: 31 de março

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor – 15 de março -, o Procon, Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR) da Prefeitura de São Sebastião, juntamente a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), realizam o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, até o dia (31), quarta-feira, exclusivamente pela internet, através da plataforma digital: www.consumidor.gov.br.

A ação dos órgãos de defesa ao consumidor tem como objetivo, reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para isso, após ser acionada pelo Procon São Sebastião, a PROCONSBRASIL programou com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, periodicidade dos pagamentos, redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Segundo a PROCONSBRASIL, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon, ou até mesmo o banco, por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, além de cuidados com a saúde, devido à pandemia do novo corononavírus (Covid-19), o uso da internet é favorável, também, a defesa do direito do consumidor, foco deste mutirão.

De acordo com André Batelochi, dirigente do Procon São Sebastião, o objetivo é reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas. “É a oportunidade do consumidor viabilizar condições favoráveis de pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para quitação do débito, ou seja, uma ótima oportunidade de limpar o nome sem sair de casa”, afirmou Batelochi.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Depois ele fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta, ou resposta.

No momento do preenchimento do registro é fundamental que o cliente informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento. O Procon São Sebastião, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o cliente passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Passo a passo para renegociar

1 – Faça o seu registro na plataforma: www.consumidor.gov.br;

2 – Envie um relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos e utilize a #MutiraoProconsBrasil;

3 – Após conclusão do relato, o banco terá o prazo de 15 dias para responder e realizar uma proposta de acordo para o consumidor.

Prazo final para renegociação: 31 de março.