Em reflexão e com ações em prol da visibilidade de uma pauta muito importante, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, lembrado nesta terça-feira (19/8), terá uma programação repleta de iniciativas que garantem os direitos desse grupo em São Sebastião. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) promoverá uma série de atividades dedicadas as pessoas em situação de rua na sede do Centro Comunitário Santa Maria Eufrásia – Fraternidade Povo da Rua, a partir das 8h.

As atividades serão realizadas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade que coordena os serviços especializados para pessoas em situação de rua e de abordagem social.

A Sedes contará com a participação de suas equipes, incluindo os serviços que atendem essa população e a Casa Poderosa, que irão desenvolver atividades com foco na conscientização e no fortalecimento de direitos. Além disso, a equipe do Cadastro Único para programas sociais estará presente para facilitar o acesso aos benefícios sociais a que as pessoas têm direito.

O evento terá parceria da Secretaria de Saúde (Sesau), que oferecerá serviços de vacinação, testes rápidos e atendimento médico. A equipe de Zoonose e do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) também estará no local para cuidar da saúde dos animais de estimação das pessoas em situação de rua. A colaboração se estende ao Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), que já desenvolve ações em conjunto com o CREAS, reforçando a rede de apoio.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo também estará presente para auxiliar na obtenção de documentos pessoais e fornecer orientações jurídicas. Para encerrar o dia, a Pastoral do Povo de Rua preparará um almoço especial para todos os participantes.

Para o secretário da Sedes, Elias Rodrigues, este Dia Nacional de Luta é um marco importante para reafirmar o compromisso com a garantia de direitos da população em situação de rua.

“Precisamos demonstrar a união das instituições públicas e organizações da sociedade civil na promoção do cuidado, da proteção dos direitos humanos e do acesso equânime a políticas públicas voltadas para esta comunidade. A data simboliza a resiliência e o compromisso na promoção da dignidade e na garantia de direitos da população em situação de rua, reforçando a importância do acesso a políticas públicas e à cidadania”, detalhou Rodrigues.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A data 19 de agosto é definida como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, fazendo referência ao “Massacre da Sé”, que ocorreu em 2004, e no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.