As próximas reuniões estratégicas apoiadas pelo Governo do Estado sobre ‘Cidades Inteligentes e Sustentáveis’ deverão conter a palavra “Resiliente” em seus debates, seguindo proposta apresentada por São Sebastião, no último dia 11, em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Nesse encontro, o secretário de Planejamento, Daniel Augusto, mencionou a tragédia vivida por São Sebastião no carnaval deste ano e propôs ampliar a discussão sobre ‘modelo de gestão inteligente´ para além da questão da gestão sem papel, governo digital e rede de conexão.

Daniel destacou a necessidade de um olhar atento para que as informações sobre as questões climáticas cheguem mais rápidas aos gestores e aos usuários, com monitoramento de escorregamento das áreas afetadas. “Tem tudo a ver com a tecnologia. E, nesse sentido, nessa nova abordagem, teríamos cidades mais seguras”.

A proposta apresentada por São Sebastião foi bem aceita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, parceira do encontro promovido pelo Instituto Smart City Business America (SCBA).

O objetivo dessa reunião foi a apresentação de soluções inovadoras de tecnologias e serviços e linhas especiais de financiamentos, além da definição da programação dos projetos e programas para 2024.

Após a apresentação de Daniel Augusto, o tema tomou conta das discussões e representante da secretaria estadual mencionou o termo “Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes”; abordagem acompanhada pelos municípios presentes ao evento.

Daniel comentou a orientação de sua fala. “As vezes, os municípios ficam muito presos à questão da internet, smart cities, wifi em praça pública, prefeitura sem papel, prontuário eletrônico, etc. É tudo muito importante, mas cada cidade tem a sua necessidade”.

Nesse encontro, ficou definido que nas próximas reuniões, que serão realizadas em diversas regiões, a discussão será ampliada com base nas questões específicas dos municípios.

Por meio dessas reuniões estratégicas, o governo do Estado pretende ampliar esse modelo de gestão, com iniciativas inovadoras e parcerias aos 645 municípios paulistas, por meio de investimentos financeiros e tecnológicos.

#PraTodosVerem: fotos da participação do secretário de Planejamento, Daniel Augusto, na reunião estratégica sobre ‘Cidades Inteligentes e Sustentáveis’. Fim da descrição.