
Os Projetos Garoçá, Cidadão Criança e Viração - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) -, ligados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, recebem, neste mês, atividades em alusão à campanha nacional de ‘Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil’.
Sob o tema ‘O Trabalho Infantil que Ninguém Vê’, a campanha tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade civil sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, sonhar, estudar e aproveitar vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
Nesta segunda-feira (17) ocorreram atividades lúdicas e de conscientização no projeto Viração, no bairro Topolândia. Já na quinta-feira (20), as ações sociais serão no projeto Garoçá, Costa Norte, e quarta-feira (26), no projeto Cidadão Criança, no bairro Morro do Abrigo, região central da cidade, e nas escolas da rede municipal de ensino.
Também haverá caminhada e distribuição de materiais da campanha pelas ruas do bairro Boiçucanga, na Costa Sul, quarta-feira (19), com saída da Praça Pôr do Sol, às 10h, realizada pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sul e Guarda Mirim.
Sobre a data
De acordo com o governo federal, no Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
Denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar do Centro, pelo telefone (12) 3892-4857; Conselho Tutelar da Costa Sul, no número (12) 3863-1431; Disque 100, ou em caso de emergência, no 190.
#PraTodosVerem: foto mostra ação social do governo municipal, referente à campanha nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Fim da descrição.