A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com o Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP, realizou, na terça-feira (16), mais uma ação de e
Educação Financeira e Direito do Consumidor voltada para a pessoa idosa. A roda de conversa foi na Praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul do Município.

Pelo menos 24 idosos que realizam atividades descentralizadas, devolvidas pela SEPEDI na Costa Sul, participaram da ação e puderam obter informações de como gerenciar de modo mais saudável suas finanças, evitando também cair em golpes.

Os trabalhos foram coordenados por Anderson Medeiros, chefe de Divisão de Articulação e Atendimento Especializado ao Idoso da SEPEDI.

Entre os assuntos abordados na roda de conversas, esteve o empréstimo consignado, campeão de fraudes, por conta da facilidade em adquirir e um dos maiores vilões de superendividamento, especialmente se tratando da pessoa idosa.

Com essa ação, que deve ocorrer ao longo do ano em bairros como Boraceia, Barra do Una, Juquehy, Topolândia, Pontal da Cruz, Portal da Olaria, São Francisco e Jaraguá, a SEPEDI espera alertar o público com mais de 60 anos sobre os riscos de contrair dívidas e comprometer a renda familiar, além de mantê-los informados sobre os direitos previstos no código de defesa do consumidor.

Secretária da pasta de Pessoa com Deficiência e Idoso de São Sebastião, Michele dos Santos Hiraoka fez um balanço do projeto lançado há seis anos. "O projeto Educação Financeira e Direito do Consumidor Idoso é realizado desde 2018, tendo um resultado benéfico na prevenção de golpes e fraudes, oferecendo ao idoso orientações importantes sobre seus direitos e referente a tomada de decisões mais conscientes do uso de seus recursos financeiros", conta.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram os participantes da ação realizada nesta terça-feira, dia 16 de abril, na Praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga. Fim da descrição.