Com o tema “Gabinete de Crise – Estratégias para ações emergenciais”, servidores da Prefeitura de São Sebastião participaram de um treinamento ministrado pelo chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Fort Lauderdale (EUA), Gabriel Zahora, na quarta-feira (15).
O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) e contou com a participação de funcionários de diversos setores. Entre os presentes estavam agentes da Defesa Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Polícia Municipal, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Governo, Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde, e demais profissionais e secretários municipais, que integram o Gabinete de Crise Municipal e o Plano Municipal de Contingência.
O palestrante destacou a importância da tecnologia e treinamento nas diversas fases da Gestão de Emergências, entre elas a mitigação, preparação, resposta e recuperação em situações de catástrofes naturais.
Sempre com base no protocolo nacional norte-americano e em exemplos do que acontece no Centro de Operações de Emergências (COE) de Fort Lauderdale, cidade-irmã de São Sebastião, Gabriel explicou ponto a ponto a relevância de todas estas fases.
Segundo Zahora, entre os principais tópicos da fase de “resposta’, a cidade deve buscar ter um cuidado maior com a gestão de recursos em situação de emergência, organização, delegação de autoridades, coordenação, comunicação e avaliação da crise gerada.
Além disso, os serviços essenciais à comunidade precisam ser rigorosamente assegurados e prestados com o máximo de precisão. Entre eles, Gabriel destacou a segurança, alimentos, água, abrigo, saúde e serviços médicos, energia (eletricidade e combustível), comunicação e transporte.
Para a diretora do SAMU de São Sebastião, a médica Sheila Rezende, a palestra foi de extrema importância pela “expertise em gestão de catástrofes de Zahora”.
“Primeiramente, a experiência em gestão de catástrofes do profissional abrange não apenas o planejamento e a resposta imediata, mas também a mitigação, que é crucial para reduzir o impacto de futuros desastres. Gabriel pode oferecer insights valiosos sobre como preparar melhor comunidades e organizações, ensinando técnicas de respostas eficazes e como desenvolver planos de emergência robustos”, destacou a diretora.
A médica também avalia que, além disso, ele pode discutir a integração de tecnologias modernas na gestão de catástrofes, o que, segundo ela, é essencial para melhorar a eficiência e a eficácia das respostas.
O agente de Defesa Civil, Murilo Sanches, também aprovou o treinamento e destacou o vasto currículo do palestrante, que compartilhou de forma precisa suas experiências.
“O Gabriel tem um conhecimento acadêmico muito aprofundado e tem muita experiência na gestão de riscos de desastres. Então, ele pode passar um pouco disso para nós, baseado nas ações da nossa cidade irmã, que sempre colabora conosco. Este foi mais um grande passo para estreitarmos relações e ampliarmos conhecimento. O que ele nos transmitiu foram experiências ricas, que certamente nos ajudarão a curto e longo prazo, dentro das ações de aprimoramento de nossas ferramentas de gestão de risco”, avaliou.
Gabriel Zahora também destacou a importância das doações em situações de urgência. “As doações precisam acontecer para evitarmos uma outra ‘tragédia’ dentro da tragédia. Elas são de extrema importância para darmos o suporte necessário às vítimas, com o apoio da comunidade”, alertou.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra servidores da Prefeitura de São Sebastião que participam de treinamento no auditório da SEDUC. Fim da descrição