A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), Secretaria de Turismo (SETUR) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), realiza nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, na Fazenda Santana, no Pontal da Cruz, uma ação intergeracional, contando com a participação de 20 idosos, residentes na Instituição de Longa Permanência ‘Lar Vicentino’, além de 20 crianças do projeto social Cidadão Criança.

A ação foi parte do projeto Cultura + Melhor Idade, que visa proporcionar experiências culturais explorando espaços públicos do município. O grupo participará de uma visita monitorada com guia especializado da SETUR, além de participarem de atividades de contação de histórias, fornecidas pela FUNDASS e um piquenique de confraternização entre os grupos. A SEDES deve contribuir com o fornecimento do transporte aos participantes.

“A SEPEDI pretende estimular o bem-estar físico e mental desta população. A proposta das visitas monitoradas em grupo aos idosos estimula-os a querer participar, pois um motiva o outro, além do transporte e equipe que estimulam a inserção nas atividades, promovendo a inclusão social", disse a secretária da pasta, Michele dos Santos Hiraoka.

Segundo Juliana Coelho, diretora de Políticas Públicas do Idoso da SEPEDI, as atividades envolvendo diferentes gerações serve para romper estigmas impostos pela sociedade de um modo geral. "Para romper com isso, faz se necessário o trabalho de interação entre as diferentes faixas etárias proporcionando o contato, a troca de experiências e afetos, estimulando o respeito ao idoso e promovendo diversos benefícios para ambos", conta.

 

O Projeto

O projeto Cultura + Melhor Idade foi idealizado pela SEPEDI neste ano e pretende criar condições para garantir o acesso da pessoa idosa a espaços culturais no município, aliado à disponibilidade de transporte e acompanhado especializado. Conforme informou a Secretaria, ao proporcionar oportunidades de deslocamento e suporte personalizado, é possível remover barreiras sociais que muitas vezes impendem a plena participação desse público.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de São Sebastião também entende a importância das atividades intergeracionais. Para isso, serão estabelecidas parcerias com unidades escolares municipais e projetos sociais locais. O objetivo é enriquecer a experiência dos participantes, por meio do compartilhamento de vivências e saberes, criando um ambiente inclusivo a todos os envolvidos.

Segundo levantamento de dados da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), em 2023, o município tinha uma população de 14.840 idosos, representando cerca de 17% de sua população total. Desses, a maior parte (4.353) possuem entre 60 e 64 anos, plenamente ativos, daí surge a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para pessoas nesta faixa etária.

O projeto deve contar com o acompanhamento especializado de profissionais capacitados, permitindo atender às necessidades individuais de cada participante, oferecendo apoio emocional, estimulando a interação social e proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para explorar e desfrutar das atividades culturais oferecidas.

Além da Fazenda Santana, e em Barra do Uba, quando o projeto foi aberto em 2 de abril, estão previstos passeios guiados por outros espaços históricos e culturais de São Sebastião, como o Centro Histórico, Sítio Arqueológico, ruínas do bairro Morro do Abrigo, galerias de arte, museus, teatros, exposições, contação de histórias, rodas de conversas, entre outras.

O projeto ainda conta com todo suporte e apoio psicológico especializado. Os trabalhos são coordenados pela psicóloga Giovanna Segia Ferreira Sant, servidora da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso de São Sebastião.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram a apresentação e lançamento do projeto realizado em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, no último dia 02 de abril de 2024. Fim da descrição.