A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Urbanismo (SEURB) e Obras (SEO), dá continuidade ao projeto de arborização realizado na entrada do município, na Costa Norte. O Projeto consiste no plantio de ipês, árvores frutíferas e palmeiras nas marginais da Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (SP-55), da Enseada até o bairro do Canto do Mar.
É importante ressaltar que as espécies são do Viveiro Municipal e estão sendo plantadas com mão de obra própria, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, por meio da Regional Norte. Todas as árvores plantadas foram doadas e são constantemente acompanhadas; quando não resistem são substituídas pelas equipes do Viveiro Municipal.
Vale lembrar que no início do mês de novembro de 2019, o trabalho realizado rendeu o plantio de 90 ipês de diversas cores, além de outras 40 árvores frutíferas, incluindo pitangueiras e ingás que serão alocados do Canto do Mar até a Enseada, próximo ao novo Museu do bairro da Enseada, antiga Capela do Bom Jesus. A previsão é que o Museu seja inaugurado ainda esse ano.
Novo Projeto Urbanístico
Todas as ações fazem parte do novo Projeto Urbanístico da cidade e estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura. Em dezembro do ano passado a Enseada ganhou um novo letreiro com uma declaração de amor a São Sebastião. O local, frequentado por moradores e turistas, se tornou o novo cartão postal da região.
A próxima etapa do projeto compreende a otimização das travessias de pedestres para maior segurança aos usuários e inclui a troca e instalação de iluminação adequada, além da realocação de alguns pontos de ônibus para maior segurança e visibilidade dos pedestres. Todas essas ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), por meio do Departamento de Tráfego (DETRAF). A última fase dessa nova urbanização será a instalação de iluminação ornamental.