A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) realizou, nesta sexta-feira (14), mais uma ação do projeto Saúde Bucal, desta vez no bairro São Francisco, na região central do município. O objetivo é conscientizar e orientar idosos sobre o câncer bucal e a importância da detecção precoce da doença.
A ação, feita em conjunto com a Secretaria de Saúde (SESAU), contou com a participação de cerca de 30 idosos que fazem parte das atividades descentralizadas da SEPEDI no São Francisco.
Antes de iniciar os trabalhos com palestras e avaliações odontológicas com os profissionais da SESAU, o grupo participou de aulas de alongamento e uma breve ambientação sobre o tema.
Na sequência, o cirurgião dentista Caio César de Souza Loureiro, apresentou uma palestra sobre o tema, onde apontou os fatores de risco, número de casos no Brasil e aproveitou para tirar dúvidas dos usuários.
Dados do Ministério da Saúde revelam que morrem cerca de 15 pessoas, a cada dia, vítimas do câncer bucal, sendo esse o quarto tipo mais letal dentro da patologia. Mas com o diagnóstico precoce as chances de cura e sucesso do tratamento aumentam, conforme explicou o cirurgião.
Após os ensinamentos teóricos, os idosos presentes no local passaram por uma rápida avaliação com dentistas do município para identificar possíveis anormalidades. Constatando alguma diferença, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades, onde recebem um acompanhamento multidisciplinar com equipe formada por profissionais saúde, educação física e assistentes sociais.
“Hoje tivemos dois casos, que estamos encaminhando e dando sequência no atendimento. Por isso, essas ações são muito importantes, para que possamos fazer um tratamento precoce e esse paciente tenha uma longevidade e qualidade de vida”, explicou Patrícia Bittencourt, coordenadora da equipe de prevenção de saúde bucal de São Sebastião.
Já Caio Loureiro fez um balanço positivo da ação e disse que o objetivo do projeto é alcançar o maior número de pessoas, especialmente aqueles que não possuem o costume de frequentar os postos de saúde ou buscar atendimento especializado. “Que eles (idosos) comecem a tomar consciência de que fazem parte do processo de divulgação em suas comunidades, e assim, a gente consiga fazer um diagnóstico precoce mais efetivo”, completou.
A dona Leonilda de Lima, que aos 95 anos participa das atividades desenvolvidas pela SEPEDI em seu bairro, aprovou a iniciativa da Prefeitura de São Sebastião. “'Estou achando ótimo e maravilhoso. Nunca tinha visto um trabalho desse. Hoje é primeira vez. Dou nota mil”.
Quem também aproveitou para participar deste momento de descontração, aliado à saúde e aprendizado foi a aposentada Joana Dark de Paula Faria, de 63 anos, moradora do bairro São Francisco. “É um trabalho muito importante, onde estão visando o nosso bem-estar. Foi uma manhã de aprendizado muito legal sobre higiene bucal”, destacou.
Câncer Bucal
Durante a palestra, os idosos ainda receberam uma escova de dente para melhor higienização da boca e um panfleto com informações sobre o câncer bucal, que destaca a importância da realização do autoexame, identificando possíveis lesões, especialmente aquelas indolores e que não cicatrizam.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada dia surgem 42 novos casos de câncer bucal na população brasileira, sendo a maior incidência entre homens acima dos 40 anos.
Além disso, a doença possui alguns fatores de risco, como o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas, infecções por alguns tipos de HPV, além da exposição solar. Mas com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de até 90%.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram como foi a ação realizada no núcleo da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso no São Francisco. Fim da descrição.