Garfo e faca também foram novidades inseridas aos alunos

Os alunos da EM de Cambury e EMEI Sementinha, da Costa Sul, contam agora com uma novidade na merenda escolar: o sistema de buffet self service. A proposta permite que os próprios estudantes se sirvam durante as refeições, estimulando a independência e proporcionando o contato com novos alimentos.

A diretora da unidade escolar, Camila Puertas, explicou que no ano passado foi conversado com membros do Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres sobre o desejo de implantar o sistema no momento da alimentação dos alunos. A proposta foi bem recebida pelos membros, docentes e Secretaria da Educação. “Conversando com o grupo de professores deste ano, todos se envolveram rapidamente no projeto e então demos início.”, contou Camila.

Foi realizada então uma roda de conversa nas salas da EMEI, onde as crianças foram ouvidas sobre sua alimentação em casa e também ouviram sobre as mudanças que iniciariam na escola. Em seguida, foi a vez dos alunos do fundamental I, que ao saberem da novidade, ficaram ansiosos aguardando a hora do recreio.

Camila afirma ter ficado surpresa no dia da implantação porque todas as crianças quiseram entrar na fila e ver o buffet. Além disso, ela conta que muitos alunos que não comiam começaram a comer pois tiveram a iniciativa de experimentar. “Qual melhor resultado do que perceber que crianças que antes não comiam, agora estão raspando o prato?”, brinca a diretora.

Vários conhecimentos também puderam ser agregados aos alunos com a nova modalidade. Entre eles estão autonomia e a compreensão sobre quantidade, desperdício e senso de coletivo. “A escola ganha mais um espaço educativo e esse é o nosso objetivo.”, explicou Camila.

Outra novidade foi a inserção de garfo e faca no lugar da colher. Muitos estudantes se alimentaram pela primeira vez com os novos talheres. “Algumas mães entraram em contato com a gente no dia seguinte dizendo que a noite o filho foi jantar e não queria mais comer de colher, só de garfo e faca, como na escola. Com essa mudança, trabalhamos também conceitos de habilidade motora fina e coordenação bilateral, tópicos que fazem parte do ambiente escolar.”, finalizou a diretora das escolas.