
A cidade de São Sebastião venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de melhor Saúde Bucal do país, na categoria 50.001 a 100 mil habitantes. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (11), após o município ter conquistado a primeira etapa com o prêmio de melhor odontologia pública do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação será no dia 27 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.
O município vai receber uma cadeira odontológica completa, como no ano passado, quando também se destacou pela promoção de políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal da população, de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros.
Para o diretor de saúde bucal de São Sebastião, Daniel De Capitani, o segundo prêmio é mais uma grande conquista para a cidade. “Apesar das dificuldades inerentes a todo serviço público, estamos conseguindo manter o nível de excelência a que nos propusemos com responsabilidade, união e compromisso. Temos mais 70 funcionários que estão sendo cada vez mais valorizados e desta maneira se motivam para oferecer o melhor ao usuário. Ainda temos muito a avançar, mas certamente estamos no melhor caminho”, comentou.
Para o prefeito Felipe Augusto investir na saúde é um desafio que está sendo superado a cada dia. “Ampliamos de 18 para 22 o número de equipes de saúde e ofertamos atendimento odontológico na UPA, além de implementarmos a odontologia hospitalar. Esse é um compromisso que temos para melhorar a qualidade de vida do munícipe sebastianense”, destacou.
Rede de Saúde Bucal
Desde o início de 2017 até agora foram realizadas diversas capacitações internas e externas com incentivo do município e mais de 5 mil atendimentos odontológicos por mês, o que equivale a cerca de 100 mil pessoas.
A rede de Saúde Bucal de São Sebastião conta com 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e 03 protéticos que oferecem atendimento odontológico em 22 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos 02 Centros de Especialidades Odontológicas; 04 unidades de urgência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e outras 03 unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga; 03 equipes de prevenção, que fazem escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários. Há também serviço de odontologia hospitalar, nos leitos do hospital.