O Procon de São Sebastião, em uma parceria com a Fundação Procon-SP realiza, nesta quinta-feira (14), uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15. Os trabalhos envolvem bate-papo e orientações aos consumidores e comerciantes acerca da legislação sobre as relações consumeristas.
Logo cedo, a partir das 9h30, o presidente da Associação Procons Paulistas (APP), André Batelochi, e a coordenadora regional da Fundação Procon-SP no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Maria Augusta Cardoso, irão mediar uma roda de conversas orientando sobre fraudes nas relações de consumo, voltado para o público idoso.
Na ocasião, serão abordados temas em que pessoas dessa faixa etária são os principais alvos. Em 2022, por exemplo, os Procons de todo o país tiveram 57.824 queixas registradas com relação ao golpe do consignado, o mais comum entre eles.
Além disso, o encontro, que será realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo de São Sebastião, no Porto Grande, marca o inicio do calendário 2024 do projeto de educação financeira e direito do consumidor da pessoa idosa, desenvolvido pela secretaria da Pessoa Com Deficiência e do Idoso ( SEPEDI) em parceria com o Procon de São Sebastião.
Ações como essas ainda devem ocorrer ao longo do ano nos bairros de Boiçucanga, São Francisco, Boraceia, Jaraguá, Pontal da Cruz, Barra Una, Portal da Olaria, Topolândia e Juquehy.
Na parte da tarde, as equipes do Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP, orientarão consumidores a respeito das leis de consumo, esclarecendo dúvidas e recebendo possíveis denúncias. A ação será na Praça do Coreto, das 14h às 16h.
No fim do dia, a partir das 18h, o encontro será na sede da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, onde haverá um bate-papo do Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP com os empresários e comerciantes do município. Atendendo a um pedido da SETUR, a reunião terá transmissão ao vivo pela internet. A expectativa é que isso aumente a adesão dos empreendedores das Costas Norte e Sul do município.
A ação tem como objetivo orientar comerciantes sobre a legislação consumerista, precificação, Código de Defesa do Consumidor, formas de pagamentos, trocas e devoluções, garantias, entre outras coisas para que o empreendedor tenha segurança na hora de desenvolver suas atividades na cidade.
Serviço
Início do calendário 2024 do Projeto Educação Financeira e Direito do Consumidor Idoso
Data: Quinta-feira, 14 de março
Horário: 9h30
Local: CCTI Polvo de São Sebastião
Endereço: Rua Eduardo Cássio, 220, Porto Grande
Mediadores: Maria Augusta Cardoso (Fundação Procon-SP) e André Batelochi (Procon de São Sebastião)
Apoio: Fundação Procon-SP, CCTI Polvo, CCTI Pontal da Cruz e SEPEDI
Ação de orientação aos consumidores
Data: Quinta-feira, 14 de março
Horário: 14h às 16h
Local: Praça do Coreto, Centro
Apoio: Fundação Procon-SP
Bate-papo com comerciantes sobre legislação consumerista
Data: Quinta-feira, 14 de março
Horário: 18h
Local: Sede da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião
Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves, 152, Centro
Mediadores: Maria Augusta Cardoso (Fundação Procon-SP) André Batelochi (Procon de São Sebastião) e Fernando Aguiar (Associação Comercial de São Sebastião)
Apoio: Fundação Procon-SP, Associação Comercial de São Sebastião e SETUR
#PraTodosVerem: Arte institucional informando as ações que serão realizadas pelo Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado na sexta-feira, dia 15. Fim da descrição