O ano de 2023 não poderia ser melhor para o setor da construção civil de São Sebastião. Balanço da Secretaria de Urbanismo (SEURB)aponta que em 12 meses foram aprovados 88.486,59 metros quadrados em obras particulares. Somente em 2023, o total de Habite-se liberado soma 68,866,38 metros quadrados, sendo 15.146,84 m² apenas no mês de dezembro.
Quando comparado com o mês anterior, em números absolutos, foram oito documentos entregues em novembro ante os 24 em dezembro, ou seja, crescimento em torno de 300%. O Habite-se é o documento obrigatório emitido pela prefeitura que atesta a segurança do imóvel e comprova a regularidade da propriedade perante o município.
Na avaliação do secretário de Urbanismo no município, Leandro Fernandes da Silva, os números representam as aprovações que ocorrem desde o início do ano. “Sentimos a tendência dos projetos que deram entrada na nossa secretaria e o crescimento contínuo ao longo do ano com investimento feito pela gestão do prefeito Felipe Augusto no sentido de levar pavimentação, drenagem e mais obras para toda a cidade, incentivando a população, veranistas e investidores a acompanharem a tendência do mercado no setor da construção civil”.
Com isso, houve crescimento gradativo no número de projetos de construção unifamiliar que foram concluídos na SEURB, sendo 119 no ano, assim como de construção multifamiliar (condomínios) com 34 projetos e comerciais com 37 no período de 12 meses. Somente de Habite-se foram 204 documentos apresentados. Para reforma, SEURB recebeu 128 projetos. Ainda houve pedidos de regularização, pavimentação, construção de piscina, entre outros.
Fiscalização
Ainda no ano de 2023, a Secretaria de Urbanismo intensificou a fiscalização em obras particulares para evitar irregularidades. De janeiro a dezembro foram registradas 738 notificações, sendo que o mês com maior atuação foi outubro com 157 registros. Também foram computados 152 embargos de obras,74 demolições e 81 multas. No total, foram aplicados mais de R$ 400 mil em infrações.
#PraTodosVerem: obras que teve aprovação em 2023 segue em ritmo acelerado. Fim da descrição.