Teste rápido é capaz de indicar estágio em que a doença está em pessoa positivada
Desde abril de 2020, São Sebastião está realizando testes rápidos em sua população. Desta forma a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), vem rastreando a abrangência da Covid-19 no município e, a partir desses dados, passou a tomar medidas para reforçar o enfrentamento ao coronavírus, aprimorar o atendimento dos positivados e conter a transmissão da doença entre os sebastianenses.
O teste rápido oferecido pelo governo municipal é totalmente seguro e, para ser realizado, precisa de algumas poucas gotas de sangue da pessoa, em que são depositadas em um cassete com um reagente químico que detecta a presença ou não de anticorpos contra o coronavírus.
Esse teste analisa a resposta imunológica do organismo ao vírus e verifica se a pessoa está produzindo ou já possui os anticorpos para combater a doença. Ou seja, é possível identificar o estágio da Covid-19 no paciente, se no início (índice IGM) ou em processo de cura (índice IGG).
Esse exame tem maior eficácia após o 8º dia de contato com uma pessoa infectada. Por isso, costuma ser utilizado depois de um pouco mais de uma semana de observação após o contágio. O resultado sai em 15 minutos.
A Prefeitura está realizando testes, nesta quarta-feira (10), ao lado do Agiliza, na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, no Centro, e na semana que vem, estenderá a ação para a Costa Norte e Costa Sul.