Atividade também promoveu a criação de campanhas publicitárias pelos próprios estudantes
Alunos da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, Costa Norte, realizaram uma “Feirinha de Negócios” em sua unidade escolar na última quarta e quinta-feira (05 e 06/12). Na ocasião, os alunos e familiares venderam diversos produtos e serviços aos que estavam presentes na escola.
A atividade iniciou primeiramente em sala de aula com a produção de campanhas publicitárias, que está inclusa no currículo escolar dos estudantes.
Segundo a professora de língua portuguesa, Giovana Flávia de Oliveira, responsável por desenvolver o trabalho, a ideia era ir além. “Em vez de criarmos uma campanha de "mentirinha", propus que criássemos um folheto para um produto de "verdade", ou da família ou de algum conhecido. Eles falaram os produtos e apareceram serviços também.”, disse a professora Giovana.
A partir disso foi iniciado um processo de criação. Divididos em grupos, os alunos discutiram o público alvo de seu produto/serviço, estilo de campanha, buscaram as informações necessárias e fizeram um modelo da campanha em seus próprios cadernos.
Depois disso foi desenvolvido, por meio de aplicativos para celular, os folhetos e logotipos. Por fim, uma autorização foi solicitada as famílias para a divulgação dos produtos e serviços nas redes sociais.
Finalizando o trabalho a “Feirinha de Negócios” foi montada, e produtos como artesanatos, bolos, adesivos de unhas e até serviços como Mangá, estilo de desenho japonês, e corte de cabelo realizado por um aluno, foram vendidos.
A professora Giovana destacou a oportunidade de realizar a ação. “É muito bom, principalmente pela oportunidade de auxiliar a comunidade, de movimentar a economia das famílias. Em vez de comprar um produto em uma loja de um e noventa e nove, por exemplo, podemos comprar um artesanato de alguém da comunidade e ajudar essa família. Isso é uma grande satisfação.”, finalizou.