A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), realizou uma ação conjunta com a Sabesp para identificar e solucionar o lançamento irregular de esgoto no córrego da Rua Sebastião Pereira, no bairro São Francisco.
A atuação teve início no dia 25 de julho, após denúncia registrada por moradores. Durante a vistoria realizada pela equipe de fiscalização ambiental, com uso de corantes para rastreamento, foi constatado o lançamento de esgoto sem tratamento no curso d’água. Segundo relatos da população local, o problema se manifestava há bastante tempo, com mau cheiro e aspecto escuro da água.
Diante do diagnóstico, a Semam acionou a Sabesp e, no dia 31 de julho, equipes técnicas das duas instituições estiveram no local para iniciar as medidas corretivas. A Companhia utilizou equipamentos especializados, como vídeo inspeção e caminhão hidrovácuo, com o apoio da equipe de Saneamento da Semam, que apontou os pontos de extravasamento e acompanhou de perto toda a operação.
A ação integra uma série de medidas voltadas à proteção ambiental e à melhoria da qualidade da água nos corpos hídricos urbanos, com foco na preservação ambiental, saúde pública e na melhoria da balneabilidade das praias da região central. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3892-6000 ou e-mail fiscalizacao.semam@saosebastiao.sp.gov.br.
#PraTodosVerem: Imagens registram uma operação de fiscalização e detecção de esgoto irregular em área urbana. Técnicos, com equipamentos e veículos identificados com as logomarcas da Prefeitura e da Sabesp, realizam inspeções em vias públicas e analisam o interior de bueiros. Um caminhão, carros de apoio e uma retroescavadeira compõem a estrutura da ação. Também é possível observar o escoamento de água em área com vegetação, indicando ponto suspeito de ligação clandestina. A ação ocorre em um bairro residencial, com casas coloridas e ao fundo uma paisagem de mata e montanhas. Fim da descrição.