A Prefeitura de São Sebastião, por meio por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Educação (Seduc), Esporte (Seesp), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Segurança Urbana (Segur), Serviços Públicos (Sesep) e Administração (Secad), além da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), encerrou na sexta-feira (29/8), a 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, que ao longo de vários dias promoveu palestras, atividades culturais, esportivas e educativas voltadas à conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.
О encerramento oficial foi realizado na Praça do Coreto, no Centro Histórico, reunindo servidores públicos, representantes dos núcleos da Sepedi, famílias e membros da sociedade civil. A cerimônia contou com apresentações especiais do grupo de alunos da Fundass, que interpretaram as músicas Psycho Killer, We Will Rock You e Com que roupa eu vou, sob a orientação do professor Gervásio Brito da Silva Filho.
Na mesma ocasião, servidores da Secretaria da Saúde e alunos da Escola Técnica de Saúde (ETS) ofereceram testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite e glicemia, além de aferição de pressão arterial. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência também esteve presente, com a exposição do Museu Itinerante, trazendo o tema ‘A Pessoa com Deficiência ao longo da história’
Durante toda a semana, a Sepedi realizou campanha educativas em diferentes pontos do município com orientações sobre: ‘Prevenção de Acidentes domésticos, por Quedas, por Mergulho’, ‘Prevenção no Trânsito aos ciclistas, pedestres e motoristas’, ‘Prevenção Peri, Pré e Pós-natal’ e ‘Prevenção às Doenças Crônicas’.
De acordo com a secretaria da Sepedi, Juliana Coelho, a ação conjunta com todas as secretarias e instituições foi fundamental para que pudéssemos alcançar o maior número de serviços, de pessoas, de norte a sul do município, impulsionando a efetividade do trabalho de prevenção, que precisa ser olhada com muita responsabilidade para orientar a população e modificar esse cenário sério de que 70% das deficiências poderiam ser evitadas.
“Mais do que celebrar, essa semana foi um momento de aprendizado coletivo e de reafirmação do nosso compromisso com uma cidade mais acessível e inclusiva. Ficamos felizes com o envolvimento de todos”, destacou a secretária.
Para o morador de São Sebastião, Antônio Dias Leite, 76 anos, a campanha de é uma grande oportunidade para reflexão. “A prevenção às deficiências promovida pela Prefeitura é fundamental para criar consciência sobre a importância da inclusão e serve como um alerta para os cuidados que devemos ter com a saúde”, informou Dias Leite.
A Semana Municipal de Prevenção às Deficiências é realizada anualmente em São Sebastião e já se consolidou como um espaço importante de troca de experiências e conscientização da comunidade sobre a necessidade de eliminar barreiras físicas, sociais e atitudinais.
#PraTodosVerem: imagens de um grupo de pessoas homens e mulheres reunidos com cartazes em uma praça, a outra imagem retrata um grupo de adultos fantasiados, dançando muito felizes, a terceira imagem são pessoas reunidas em baixo de uma tenda realizando testes rápidos de aferição, e a última foto é a imagem de um menino de 15 anos tocando bateria, nessa mesma praça. Fim da Descrição.
Foto: Juliano | PMSS