A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), recebeu na primeira quinzena deste mês novos aparelhos Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), que foram entregues na semana passada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Esse modelo de desfibrilador é um equipamento essencial para os atendimentos médicos graves, como os casos de parada cardiorrespiratória, que geralmente exigem respostas imediatas.
O diretor de Atenção Básica de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, disse tratar de um avanço para a saúde do município. “Com o DEA nas USFs, nossas equipes estão mais preparadas para agir em situações de emergência oferecendo mais segurança no atendimento a população”.
O DEA nas unidades de saúde amplia a capacidade de resposta das equipes em ocorrências críticas, especialmente as registradas em áreas mais afastadas, onde o tempo de espera pelo SAMU pode ser maior.
O avanço na saúde do município citado pelo diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Santana, com a chegada do DEA tem base sólida. Estudos mostram que a desfibrilação precoce, ou seja, com o uso do aparelho pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência de uma vítima com parada cardiorrespiratória.
O aparelho é simples de usar, com comando por voz, permitindo que os profissionais da saúde realizem o procedimento com rapidez e segurança e é mais um compromisso realizado pela gestão Reinaldinho Moreira com a saúde preventiva e de urgência. “Estamos investindo em tecnologia e estrutura para garantir atendimento rápido e de qualidade. A instalação dos DEAs nas unidades de saúde representa o cuidado e a responsabilidade que temos com cada cidadão sebastianense”, disse a secretária de saúde, Laysa Pires.
#PraTodosVerem: duas fotos registram profissionais da saúde em ambientes clínicos, sorrindo para a câmera enquanto seguram equipamentos de emergência médica. Em ambas as imagens, os grupos (compostos por mulheres) posam com desfibriladores automáticos externos (DEA) nas mãos. Elas estão usando jalecos brancos, uniformes hospitalares e crachás de identificação. Ao fundo, é possível ver equipamentos médicos e armários típicos de unidades de saúde. A ação destaca a entrega de novos desfibriladores, reforçando o compromisso com a segurança e o atendimento emergencial nas unidades de saúde. Fim da descrição.
Foto: Divulgação | PMSS