A Prefeitura de São Sebastião acompanhou, nesta terça-feira (12/8), o andamento das obras de adequação da tubulação no bairro São Francisco, realizadas pela Sabesp na praia e na Rua Martins do Val.
Desde 8 de julho, a companhia executa a desativação da antiga linha de recalque (bombeamento) de esgoto, substituindo-a por uma nova rede em PEAD (polietileno de alta densidade), implantada pelo Método Não Destrutivo (MND) com Furo Direcional, preservando o pavimento existente.
Na sequência, será construída uma nova rede coletora de esgoto para substituir a estrutura atual na praia do São Francisco e, posteriormente, no Pontal da Cruz.
A ação atende a uma demanda antiga da população e da administração municipal, diante dos impactos ambientais, à saúde pública e ao turismo causados pelo sistema antigo.
“Chamamos a Sabesp para resolver esse problema ambiental e, em pouco tempo, tivemos início das obras para dar fim a um passivo que prejudicava moradores, comerciantes e visitantes”, afirmou o prefeito Reinaldinho Moreira.
O investimento é de cerca de R$ 400 mil e esta primeira fase da obra beneficia uma população de aproximadamente 20 mil pessoas, entre moradores e turistas, garantindo um sistema de esgotamento sanitário mais eficiente e seguro.
Em fase de planejamento, a próxima etapa será a adequação da rede coletora na Rua Martins do Val. Com essa nova infraestrutura, será possível desativar as redes, concluindo a retirada total das tubulações antigas.
Além da adequação da tubulação, estão previstas outras melhorias no bairro, incluindo a reforma da praça e intervenções estruturais necessárias para a valorização do espaço público e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
#PraTodosVerem: sequência de imagens mostra obras de instalação de tubulação na região litorânea de São Sebastião. Na primeira foto, uma máquina perfuradora atua na calçada próxima a um grande cruzeiro de concreto, à beira-mar, com montanhas ao fundo; um tubo sai do solo em meio a água e barro. A segunda foto apresenta um grande cano azul conectado a um segmento branco com flanges enferrujadas, estendido sobre a areia da praia. Na terceira imagem, uma escavadeira amarela retira pedaços de asfalto, enquanto trabalhadores com capacetes observam. Na última foto, parte da tubulação azul emerge da areia próxima a um muro de pedras com conchas, seguindo pela praia em direção ao mar, com barcos ancorados ao fundo.