A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vai realizar nesta quarta-feira (30), a ‘Confraternização das Famílias do Programa Criança Feliz’, na quadra poliesportiva da Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, Rua Agatha Cristynne Anderson, 33, bairro Maresias, das 10h às 14h. O evento marca o encerramento do programa deste ano.

Segundo a SEDES, o Programa Criança Feliz (PCF) desenvolve atividades lúdicas e vivências com crianças de 60 famílias, e abrangência, dos bairros de Toque-Toque-Grande a Boraceia, selecionadas para o Programa e inscritas no Cadastro Único, Governo Federal.

Ainda de acordo com a secretaria, o objetivo do programa é o fortalecimento de vínculos afetivos, familiar e comunitário, ao promover lazer e aprendizagens, também sobre meio ambiente e desenvolvimento social, ao reforçar as políticas públicas de assistência social para gestantes e crianças de zero a seis anos.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz (PCF) é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, meio ambiente, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O programa atende a gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O município de São Sebastião integra o programa. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Atendimento de Assistência Social (NAAS) Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316, bairro Maresias. Telefone: (12) 3865-5324.

 

#PraTodosVerem: duas fotos mostram crianças e visitadoras do Programa Criança Feliz (PCF) em atividades de lazer. Fim da descrição.