As estudantes francesas que participaram da primeira etapa do Intercâmbio Educacional se despediram de São Sebastião, no domingo (23). O programa, realizado pela Secretaria da Educação (SEDUC), aconteceu em parceria com a Jules Guesde International High School, de Montpellier.

Durante duas semanas, as jovens que chegaram no dia 9 de junho, vivenciaram diversas atividades culturais e de lazer, realizadas no contraturno escolar, incluindo passeios aos finais de semana, na companhia de professores e as estudantes sebastianense que viajam para a França em setembro.

Para o prefeito Felipe Augusto, o programa educacional constitui na realização de um sonho, que fortalece os laços entre as cidades. “Investimos em Educação, no intercâmbio, fazendo essa troca de experiências, e investindo para que possamos ter cidadãos mais ricos em conhecimento”, disse o chefe do Executivo Municipal.

O programa realizado com alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, região central da cidade, aconteceu mediante troca de estadia de imersão na escola e com o apoio de famílias anfitriãs. “Foi um presente que ganhamos e esperamos que elas tenham tido esse ganho também”, destacou a diretora da escola, Rosana Salvini Conrado.

A francesa Capucine Peugeot conta que aproveitou o intercâmbio. “Tenho certeza que vou voltar com as meninas. Duas semanas é muito pouco. O que mais gostei foi o passeio para a Ilha Montão de Trigo, do passeio de barco e de tomar banho em águas cristalinas, como no paraíso, nunca vi igual”, disse.

Esta não é a primeira vez que os alunos de São Sebastião participam de um programa de intercâmbio educacional e cultural. Em janeiro deste ano, seis estudantes embarcaram para Pompano Beach, na Flórida, nos Estados Unidos e representaram o Brasil no “International Summit”.