A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou a entrega de cartazes, folhetos e livros sobre a abordagem de educação Transformadora Reggio Emilia para escolas de Educação Infantil do município no último mês.

Foram entregues duas coleções dos livros “As cem linguagens da criança – A experiência de Reggio Emilia em transformação”, volumes I e II, aos gestores de todas as unidades escolares da Educação Infantil, visando favorecer a formação continuada dos gestores e promover formações sólidas e práticas exitosas que impulsionem o trabalho pedagógico dos educadores, sob a perspectiva de uma pedagogia participativa.

Nesses exemplares, os autores apresentam ao leitor uma abrangente introdução à experiência da cidade italiana, abordando em profundidade três temas centrais do trabalho realizado: o ensino e a aprendizagem por meio das relações; as cem linguagens da criança e como esse conceito se transformou; e a integração da documentação ao processo de observar, refletir e comunicar.

Além disto, em conjunto com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas, e em parceria com a Petrobras, o Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância realizou a distribuição de cartazes e folhetos que sensibilizem a comunidade do município em relação à importância do investimento na Primeira Infância.

 

Reggio Emília

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade italiana apontada como referência de atuação na Educação Infantil, a Secretaria da Educação de São Sebastião tem proposto a efetivação de práticas cotidianas em que a criança seja vista como protagonista na construção do seu conhecimento, detentora de múltiplas linguagens a serem respeitadas pela escuta dos educadores, cuja intencionalidade educativa deve ampliar horizontes, espaços, materiais e interações que favoreçam o seu desenvolvimento.