A Prefeitura de São Sebastião, representada pelo vice-prefeito, Reinaldo Moreira, e secretários, marcou presença na inauguração da Estação de Transformação de Energia (ETD) Olaria, no bairro São Francisco, nesta quinta-feira (1). A obra, realizada pela distribuidora de energia elétrica EDP, teve investimento de R$ 23 milhões e vai beneficiar aproximadamente 25 mil clientes diretamente, entre residências e estabelecimentos comerciais.

Durante o evento, Reinaldinho agradeceu à EDP pela parceria e investimentos realizados no município, garantindo a modernização do sistema de geração e distribuição de energia elétrica. “A nova subestação nos permitirá planejar e organizar melhor a distribuição, especialmente nos períodos de alta temporada, evitando que falte energia”, diz.  

Acompanharam o vice-prefeito os secretários de Meio Ambiente, Flávio Queiroz; de Urbanismo, Amauri Ferreira de Morais; de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza; de Habitação e Regularização Fundiária, Mirela Cristina Ramos do Rego Vieira; e secretários-adjuntos de Planejamento, Leonardo Lourenço Bastos; e de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva.

Sobre a obra

A subestação Olaria terá papel fundamental no crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos. Esta obra traz a São Sebastião mais qualidade na distribuição de energia elétrica e flexibilidade operacional ao sistema existente do município. A partir de agora, com a ETD Olaria, São Sebastião conta com cinco subestações, permitindo a ampliação em 23% do sistema energético, que passa dos atuais 135 MVA para 165 MVA.

Equipada com moderna tecnologia relacionada à eficiência, segurança e sustentabilidade, a nova subestação terá capacidade de 30 MVA, distribuídos em cinco alimentadores de média tensão. A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores de força a base de óleo vegetal, reforçando os princípios e compromissos da EDP com a segurança e o meio ambiente.

A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados e supervisionados de forma remota, via Centro de Operação Integrado (COI) localizado em São José dos Campos.

Para conectar a ETD Olaria ao sistema da Distribuidora foram substituídos 2,8 quilômetros de rede aérea por nova rede com tecnologia de fiação compacta e protegida, mais resistente a agentes externos como árvores e vegetação em geral, principais fatores de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, foram instalados cinco equipamentos de proteção e de manobras de carga.

Atualmente, a EDP atende cerca 2 milhões de clientes em 28 cidades paulistas e leva energia para aproximadamente 6 milhões de pessoas. Com a nova subestação Olaria, sobe para 71 o número de subestações da EDP no Estado de São Paulo.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra inauguração da Estação de Transformação de Energia (ETD) Olaria, no bairro São Francisco, nesta quinta-feira (1). Fim da descrição.

*com informações da assessoria de imprensa da EDP.