Quem passa pelo bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, pode contemplar a primeira etapa do projeto de reurbanização da ciclovia inaugurada na noite de sexta-feira (19/01).

No local, com aproximadamente 700 metros de extensão, além da revitalização do pavimento com nova pintura e sinalização também foram instalados 43 postes e 86 luminárias com tecnologia de LED. A obra é fruto de uma Parceria Público - Privada (PPP) entre a Administração Municipal a Sociedade Amigos da Praia de Maresias (SOMAR) e a Associação de Pousadas e Hoteis de Maresias (APHM).

Para o presidente da Somar, Eliseu Pires Arantes, este tipo de parceria só gera bons resultados para o Município. “Nós só temos a agradecer a gestão do prefeito Felipe Augusto por estar empenhado em transformar a nossa cidade e, se depender de nós, muitas outras parcerias de sucesso como esta virão”, disse.

Niuara Tedesco, vice-presidente da APHM, também enfatizou a importância de se trabalhar em parceria. “Como APHM nós temos de torcer pela união do bairro e esta foi apenas uma das ações em que sentimos o empenho de todos os moradores, empresários e turistas que visitam o nosso bairro. É um momento de muita alegria e espero que possamos fazer outras transformações em nossa cidade”, destacou.

Durante a inauguração o prefeito Felipe Augusto reforçou a importância da gestão pública com a iniciativa privada e anunciou a segunda fase da obra de revitalização. “Estamos muito orgulhosos deste resultado porque a ciclovia é fruto de uma parceria importante entre a administração pública e a iniciativa privada. E podem ter certeza esta será a primeira de muitas que virão”, reforçou.

Assinada pelos arquitetos Carlito e Renata Pascucci a revitalização da ciclovia de Maresias inclui a substituição dos antigos postes por novos com tecnologia em LED, requalificação do pavimento, pintura e nova sinalização. Na segunda fase serão instalados os equipamentos em aço inox para a prática de atividades físicas. Toda a mão de obra dos serviços foi feita pelos funcionários da Regional de Maresias da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).

Homenagem

O espaço foi batizado com o nome do caiçara Reinaldo João Tavares, Tataco. Morador do bairro de Maresias, pescador e pai de 11 filhos, um conhecido nome do bairro pela sua paixão pela música e principalmente pelo cavaquinho - instrumento musical que ele adorava tocar nas horas de folga. Seu Tataco, como era popularmente conhecido faleceu no ano de 2013.