A prefeitura de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Turismo, junto com a Secretaria Estadual de Turismo realizaram a abertura do XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, na manhã desta terça-feira (16), no Teatro Municipal. 

Pela primeira vez na história, o município de São Sebastião foi sede do evento, realizado no Teatro Municipal, o 11º Congresso de Jornalistas e Profissionais de Turismo teve a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que destacou a importância da cidade de São Sebastião na rota turística do Estado de São Paulo. 

“São Sebastião é um lugar para chamar os turistas do mundo inteiro, mas antes, precisamos chamar os jornalistas, a mídia, esses especialistas venderão esse destino para o todos. O ‘North Shore Paulista’ foi internacionalizado com esse encontro e começamos o marketing desse produto que será um sucesso”, explicou o secretário. 

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), enfatizou a fala do secretário, parabenizando a organização e a presença dos jornalistas internacionais no evento. 

“Seguimos trabalhando para destacar o potencial turístico da nossa cidade que é grandioso em larga escala. São Sebastião tem opções vastas desde o turismo esportivo até o de passeio, o empenho do Estado em unir forças com o nosso município só fomentará a qualidade do turismo e nos trará benefícios através da melhoria de infraestrutura e com geração de empregos”, disse o prefeito. 

O encontro teve cerca de 35 jornalistas de diversos países e outras 200 pessoas ligadas ao setor de comunicação. Os profissionais chegaram no município nesta segunda-feira (15) e vão permanecer até o dia 19 de agosto. 

A SETUR e o COMTUR promoveram uma press trip que incluiu: visitas aos atrativos turísticos, praias, artesanato e culinária local, a fim de divulgarem em seus veículos de informação, dando mais visibilidade ao turismo sebastianense. 

Em 2019, o Congresso aconteceu na capital e os jornalistas vieram fazer a press trip no município de São Sebastião. Depois disso veio a oportunidade de sediar encontro, que aconteceria em 2020 mas foi cancelado devido a pandemia. 

 

Hino do jornalista turístico 

A Organização Mundial de Jornalismo de Turismo (OMPT) estreou no 11º Congresso de Jornalistas e Profissionais de Turismo, o Hino ao Jornalista de Turismo.  

É uma composição por enquanto sem letra que consiste em uma valsa de violão com raízes latino-americanas com duração de 2,04 minutos, do compositor argentino Ubalgo Guardia: "Inspira-se nas viagens e na paixão pela reportagem dos jornalistas turísticos".