A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou nesta quarta-feira (30), a ‘Confraternização das Famílias do Programa Criança Feliz’, na quadra poliesportiva da Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza. O evento marcou o encerramento do programa deste ano.

Segundo a SEDES, o Programa Criança Feliz (PCF) desenvolve atividades lúdicas e vivências com crianças de 60 famílias, e abrangência, dos bairros de Toque-Toque-Grande a Boraceia, selecionadas para o programa e inscritas no Cadastro Único, Governo Federal.

Brinquedos infláveis, oficinas de pintura e massinha divertiram a garotada, com muita pipoca e algodão doce. Café da manhã foi servido as famílias referenciadas ao Criança Feliz.

Para Maria Angélica Olegário de Jesus, moradora do bairro Barra do Sahy, o programa é muito importante. “Meus filhos João Miguel de 2 anos e Raul de 1 ano estão muito próximos a mim, desde que sou atendida pelo Criança Feliz a um ano. As visitadoras são muito atenciosas, educadas e na pandemia de Covid-19, enquanto estávamos em casa, elas levaram várias atividades lúdicas que auxiliaram meus filhos e o nosso vínculo aumentou. Eles saíram de frente da televisão e do vídeo game. Aprenderam sobre as cores, frutas, letras, números, numa aprendizagem lúdica que convida a criança a aprender brincando. Hoje na confraternização de encerramento, já comeram pipoca, algodão doce, brincaram no pula-pula, além de participarem da oficina de pintura e massinha. Tudo muito bom. Agradeço a Prefeitura de São Sebastião, juntamente, a toda a equipe do programa Criança Feliz. Realmente mudou minha vida e a dos meus filhos, neste vínculo eterno e maior”, concluiu Maria Angélica.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz (PCF) é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, meio ambiente, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O programa atende a gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O município de São Sebastião integra o programa. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Atendimento de Assistência Social (NAAS), Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316, bairro Maresias. Telefone: (12) 3865-5324.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram encerramento das atividades de 2022 do programa Criança Feliz (PCF) na confraternização das famílias. Realização da Prefeitura de São Sebastião, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Fim da descrição.