A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), realizará o evento que é considerado o maior da América Latina envolvendo cidades, os Jogos Abertos do Interior que terá 28 modalidades esportivas.

Entretanto, muitas pessoas não devem conhecer quem foi o criador dessa grande competição que a gestão da cidade terá a missão de organizar com o apoio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SELJ).

Horácio “Baby” Barioni nasceu em São Paulo no ano de 1906, foi cronista esportivo, dirigente e ex-atleta de basquete. Além disso, foi um dos criadores do Departamento de Educação Física e Esporte de São Paulo (DEFE), embrião da atual Secretaria de Esportes.

O idealizador dos Jogos Abertos Horácio “Baby” Barioni, conhecido também como Jogos Abertos do Interior, se casou com Ester Ferreira Barioni em uma união que durou 40 anos, com quem teve duas filhas: Aurea Barioni Nieri e Edna Barioni.

Barioni morreu aos 61 anos, vítima de problemas cardíacos. Desde 2003, os conhecidos e tradicionais Jogos Abertos passaram a se chamar Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. A competição começou como um torneio de basquete entre cidades, sediada na cidade de Monte Alto, no interior paulista.

O legado que foi deixado por Barioni para o esporte do Estado de São Paulo é evidente e muitos atletas, municípios e organizações esportivas seguem engrandecendo o nome dessa competição criada por esse gênio do esporte paulista.

 

#PraTodosVerem: arte institucional com informações sobre a chegada do 84º Jogos Abertos do Interior que será realizado, entre os dias 03 e 15 de outubro, no município.