A Prefeitura de São Sebastião divulgou nesta quarta-feira (10), dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) – órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência do Governo Federal.

O monitoramento destes dados faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento (SEPLAN).

De acordo com a SEPLAN, o plano é um instrumento básico de processo do planejamento municipal que estabelece diretrizes, projetos e ações à cada secretaria para os próximos anos, integrando por meio de ações, o desenvolvimento municipal.

A gestão dos empregos no município é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), através do Departamento de Emprego e Renda e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Os dados são divulgados mensalmente com dois meses de atraso. Segundo o CAGED, o município de São Sebastião apresentou uma geração de emprego expressiva nos últimos meses, quando comparada às demais cidades do Litoral Norte.

2022

Segundo o CAGED, de janeiro a junho de 2022, São Sebastião criou 1.345 vagas de emprego. As demais cidades do Litoral Norte tiveram um saldo negativo de -980 vagas.

Junho de 2022

Ainda de acordo com o CAGED, no mês de junho, o município de São Sebastião ofertou 203 vagas de emprego. As demais cidades do Litoral Norte tiveram um saldo negativo de -106 vagas.

O município foi responsável por 90,62% dos empregos gerados este ano no Litoral Norte, considerando apenas, as cidades da região que tiveram saldo positivo no período. Este é o melhor desempenho para o mês de junho, desde o início da série histórica, em janeiro de 2020.

Altas taxas de emprego

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Departamento de Emprego e Renda, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a alta taxa de empregabilidade de 90,62%, este ano, no município de São Sebastião, segundo dados do CAGED, deve-se aos investimentos do governo municipal na criação de cursos gratuitos profissionalizantes do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), órgão vinculado a SEDES, com as características econômicas da cidade, adesão aos programas de geração de emprego e renda dos governos Estadual e Federal, recursos destinados às áreas de saúde, educação, segurança, turismo, cultura, infraestrutura, entre outros, com o intuito do desenvolvimento econômico ordenado.

#PraTodosVerem: arte ilustrativa resumida com o número de empregos gerados pelo município de São Sebastião: 1.345 vagas de emprego de janeiro a junho de 2022. Números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência do Governo Federal. Fim da descrição.