Prefeitura promove incentivo a leitura com novo projeto “Contando e Encantando”

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Biblioteca Pública Municipal Lions Clube, está realizando um novo projeto, o “Contando e Encantando”, que além de incentivar a leitura, propaga a cultura, valores e conhecimento de Costa Sul a Costa Norte da cidade.

Setembro Amarelo: Prefeitura realiza roda de conversa com tema “Prevenção ao Suicídio na terceira idade” para idosos da FACULTI

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou nesta quarta-feira (18), uma roda de conversa com os idosos atendidos pelo núcleo do projeto Valorizando a Pessoa Idosa (VPI), da Topolândia.  

O evento que teve como tema “Prevenção ao Suicídio na Terceira Idade”, aconteceu em razão da campanha nacional de prevenção ao suicídio conhecida como ‘Setembro Amarelo’ e, reuniu cerca de 30 idosos no Centro Comunitário do bairro.  

Dirigido pelo coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), Geraldo Donizete do Nascimento, o encontrou apresentou aos participantes o serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio, que atende gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.  

Para a aposentada atendida pelo VPI, Maria Lúcia Chaves, foi uma excelente oportunidade para conversar sobre o assunto. “Tivemos uma manhã muito proveitosa, pois o tema abordado é realmente importante de ser abordado. Eu já passei por isso em uma tentativa de suicídio quando estava com depressão. Foi um momento muito difícil, mas hoje eu entendo isso graças ao apoio que recebi. O que mais quero agora é viver”, comentou.

Segundo Geraldo Donizete, os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, referentes a 2017, indicam que os idosos com mais de 70 anos lideram o ranking no País – são quase nove casos a cada 100 mil habitantes.

“Considerando que o abandono ao fim da vida é uma das principais causas de suicídio entre os idosos, mostrar o CVV como uma alternativa para desabafarem ou pelo menos ter com quem conversarem quando se sentirem sozinhos, é de suma importância e pode salvar vidas”, destacou.

O projeto Valorizando a Pessoa Idosa (VPI) é desenvolvido pela Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade (FACULTI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). 

Prefeitura promove reunião sobre avaliação do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu nesta quarta-feira (18), uma reunião com os diretores das escolas municipal, para orientações sobre a avaliação bianual do Plano Municipal de Educação (PME).

O encontro que aconteceu na Faculdade Tecnológica (FATEC) de São Sebastião, teve como objetivo orientar os representantes das unidades escolares com relação à avaliação das metas e estratégias do PME, junto à comunidade escolar.

Após resultado da avaliação, os dados serão compilados por uma comissão para a Conferência Municipal de Educação, evento que acontecerá em novembro deste ano, no Teatro Municipal.

PME

O Plano Municipal de Educação de São Sebastião foi aprovado pela Lei Municipal nº 2327 de 19 de maio de 2015, em cumprimento à Lei Federal nº 13.005/14,  objetivando aumentar a efetividade dos recursos alocados na oportunidade de escolarização e aprendizagem.

São Sebastião realiza inscrições gratuitas para Dança de Salão voltada para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas para aulas de Dança de Salão voltadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), realizadas na sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), localizada no Porto Grande, região central do município.

Trata-se de uma parceria da SEPEDI com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’anna (Fundass) para o desenvolvimento de uma atividade física por meio da dança, como forma também de entretenimento e inclusão social.  

De acordo com a Secretaria, o trabalho pioneiro na cidade foi muito solicitada pelos idosos. A atividade, envolvendo o deficiente visual, por exemplo, oferece benefícios como melhora na trabalha postura, equilíbrio, noções corporais, dentre outros.  

Com aulas todas as segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h, o casal de professores, Patrícia e Ailton, ensinará técnicas específicas para variados tipos de dança. Aberto ao público, todos com idade a partir de 15 anos podem se inscrever, em dupla ou individualmente.

Ainda segundo a SEPEDI, as aulas já começam e não há limite de vagas. A prática também servirá como preparativo para os Jogos Regionais dos Idosos (JORI) e como opção de lazer a ser colocado em prática nos bailes que geralmente frequentam.

Estudantes da rede municipal de ensino visitam Lar Vicentino

Em continuidade a realização de atividades que têm como objetivo central o tema da 3ª EXPOTEC – Exposição Tecnológica, Educacional e Cultural, que este ano acontece de 8 a 9 de novembro, com a temática “Além dos Muros da Escola”, levou os alunos do 5º ano da escola municipal Praf.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego, a uma vivência no Lar Vicentino da cidade.  

Prefeitura realiza a terceira edição da Copa de Beach Tennis em Boiçucanga neste fim de semana

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), com o apoio dos Amigos do Beach Tennis de Boiçucanga (ABTB), realiza a 3ª Copa Boiçucanga de Beach Tennis,  no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de setembro, na Arena BG, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, das 8h às 16h.

No evento, diversos atletas dos Points ABTB/ Boiçucanga e Barra do Una irão representar a cidade na competição, que contará ainda com a participação de atletas das cidades de Caraguatatuba, Santos, Mogi das Cruzes, São Paulo, Santo André, Vinhedo, Campinas, Lençóis Paulista e Jundiaí.

A disputa que contará com a supervisão da Federação Paulista de Tênis (FPT), terá as seguintes categorias em disputa: Duplas Masculina e Feminina Profissional, A, B, C, 50+ e Sub 14. Serão premiadas com troféus e medalhas as duplas campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas de cada categoria.

A estrutura do evento contará com tendas, água, frutas, fisioterapeuta e brindes para os atletas.

Prefeitura aposta em ações de cata-treco, entulho e poda para garantir destinação correta de materiais descartados

A Prefeitura de São Sebastião promove frequentemente ações de retirada de entulho, poda e “cata-treco” ao longo do município, por meio das regionais de Costa Norte a Sul, da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Graças ao empenho de todas as equipes, com o apoio dos participantes do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), todos os dias são recolhidas dezenas de materiais que antes iam parar nas ruas e nos rios da cidade.

O objetivo da Prefeitura é promover a realização dos serviços de zeladoria e limpeza urbana e dar uma destinação correta aos objetos descartados. O descarte irregular obstrui bueiros e reduz a vazão das galerias de águas pluviais, o que reflete em diversos alagamentos. Além da paisagem, que fica prejudicada para pedestres; tal ato indica descuido quando cidadãos descartam nas ruas, terrenos baldios e beiras de estradas, coisas que não querem mais.

Em São Sebastião, sete regionais são responsáveis pelo serviço de “cata-treco”, que pode ser agendado pelos munícipes por telefone. Na Costa Norte – que atende Enseada, Canto do Mar e Jaraguá – uma ação de recolhimento de podas, entulhos e “trecos” já está programada para a próxima sexta-feira (20), no Canto do Mar (lado praia).

Em Maresias – que atende ainda Paúba, Santiago, Toque Toque Grande e Toque-Toque Pequeno – e Boracéia – que abrange a Juréia e Engenho – não há dias específicos para o serviço. Já na Topolândia, que atende também Olaria e Itatinga, as ações são diárias. Em Juquehy – que inclui Barra do Una e Praia Preta – todas as quintas e sextas-feiras, o descarte de materiais é recolhido.

Em Boiçucanga – que atende Cambury e Barra do Sahy –, entulho e poda são recolhidos as sextas e sábados; o cata-treco é toda quinta-feira, quando há demanda. Já no Centro - que engloba os bairros do São Francisco ao Guaecá – atende conforme a demanda.   

O serviço de descarte de quaisquer móveis e eletrodomésticos velhos, restos de construção, poda, entulho, pode ser solicitado na regional mais próxima do interessado. Anote os telefones:

Agendamento:

Regional Centro
do São Francisco ao Guaecá
(12) 3891-2050

Regional Costa Norte
Enseada, Canto do Mar e Jaraguá
(12) 3861-1234

Regional Topolândia
com Olaria e Itatinga
(12) 98299-0775 e 3893-1305.

Regional Maresias
com Paúba, Santiago, Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno
(12) 3865-7094

Regional Boiçucanga
com Cambury e Barra do Sahy
(12) 3865-1550

Regional Juquehy
com Barra do Una e Praia Preta
(12) 3863-1473

Regional Boracéia
com Juréia e Engenho
(12) 3861-1981