Projeto Garoçá realiza sua “5ª Vivência Ambiental”

Com o intuito de festejar o Meio Ambiente e sua diversidade, crianças do Projeto Garoçá participaram na última sexta-feira (28) da “5ª Vivência Ambiental”, com o tema: “Acolhendo, Fortalecendo e Respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda Mundial”.

Participaram, entre os convidados, os projetos Cidadão Criança e o Viração, que prepararam carinhosamente apresentações relacionados ao tema. A vivência foi aberta a famílias e à comunidade da Costa Norte e, de acordo com a professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Santos, essas simples atividades certamente se transformaram em momentos que ficarão guardados para sempre na memória de cada um.

Durante o mês de junho, a equipe do Projeto Garoçá participou de muitas atividades envolvendo as crianças, a comunidade e parceiros na conscientização sobre o Meio Ambiente. Foram desenvolvidas a confecção de brinquedos, utilizando resíduos secos, como: jogos de interatividade (quebra cabeça e jogo da memória); produção de textos e desenhos; fantoches de animais com caixa de leite; bichinhos de jardim (borboletas) com CD; bonecas com retalhos de tecido; flores com revistas; e vários objetos de decoração com materiais recicláveis.

“Observamos e aprendemos a transformação de lixo em objetos de utilidade, praticando assim as cinco importantes mudanças de atitudes”, disse Fabiana.

Segundo ela, além de trabalhos manuais e artísticos, foram abordados temas de coleta seletiva, uso consciente da água, compostagem, horta, entre outros.

“Conhecemos e estamos compartilhando os conhecimentos dos ODS que nos foram apresentados pela equipe do Projeto Tecendo as Águas – Instituto Supereco. Essas ações contribuem para o fortalecimento de valores de cidadania relacionados ao Meio Ambiente”, acrescentou Luciana coordenadora do Projeto Garoçá, acreditando que as crianças poderão transformar o planeta em um mundo melhor para se viver.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

Prefeito faz vistoria em obras no bairro de Maresias

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto realizou vistoria em obras no bairro de Maresias, na Costa Sul do município, nesta segunda-feira (1). A primeira parada no bairro foi em conversa com moradores a respeito do Projeto Mutirão.

Os moradores da Travessa do Forno tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os mutirões diretamente com o prefeito. O Governo Municipal fornece à população interessada material e equipamento para intervenções em seu bairro.

Gildo de Jesus, morador há 13 anos de Maresias, aprovou a iniciativa da atual gestão. “É algo bom para todos, para as nossas crianças e famílias, e nos traz qualidade de vida. Maresias é um lugar turístico. E agora temos uma condição melhor”, disse Gildo de Jesus.

O prefeito Felipe Augusto também vistoriou a Rua Bom Sossego, em que já iniciou o Mutirão no local, que já começa a ter uma nova aparência.

“Sempre que um morador convida, faço questão de vir e explicar o que é. Caso alguma associação de bairro, ou outra instituição, queria participar desse mutirão é só procurar a Prefeitura de São Sebastião, que vamos agir de forma organizada e rápida para atender a toda a cidade”, comentou o prefeito.

A pavimentação na Avenida Mergulhões foi concluída graças a uma ação rápida e em conjunto. As obras do mutirão de pavimentação nas ruas de Maresias seguem também na Avenida Guanabara, e devem chegar em breve às ruas Atlantis, Bom Sossego e Caraguatá.

Prefeitura de São Sebastião entrega novo Rancho de Pesca do bairro São Francisco

A Prefeitura de São Sebastião entregou o novo Rancho de Pesca do bairro São Francisco, região central da cidade, na manhã do último domingo (30). A cerimônia de reinauguração aconteceu após a tradicional Procissão Marítima, realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em comemoração ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho.

Festival Sebastianense de Ginástica Rítmica apresenta jovens reveladas pelas escolinhas municipais de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), realizou no último domingo (30), o primeiro Festival Sebastianense de Ginástica Rítmica, no Tebar Praia Clube. O evento reuniu cerca de 230 ginastas, sendo 110 jovens das escolinhas de Ginástica Rítmica do município, além da participação de equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Roque, São Paulo, entre outras.

Prefeitura de São Sebastião encerra primeiro módulo do Projeto Asas

A Secretaria da Educação (SEDUC) de São Sebastião, realizou na última semana o encerramento do primeiro módulo do Projeto Asas para alunos rede municipal de ensino, com deficiência ou alguma dificuldade de aprendizagem, acompanhados pelo do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) e, adultos indicados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI).