9º Arraial de Barequeçaba mantém tradição do bairro

O tradicional Arraial de Barequeçaba, realizado no último fim de semana, de 26 a 28 de julho, na Quadra de Esportes do bairro, região central da cidade. A festa contou com barracas de comidas e bebidas dos festejos julinos, além de sorteio de prêmios, música e diversão. 

Prefeitura apoia evento “Café com Palestra - Equilíbrio Emocional” da Igreja Presbiteriana

A Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF), com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, realiza o evento Café com Palestra – Equilíbrio Emocional, no próximo sábado, dia 3 de agosto, das 9h às 11h, na sede da Igreja Presbiteriana de São Sebastião.

A palestra é gratuita e será ministrada pela psicóloga Telma Akemy Kajiya de Mello. “Todas as mulheres que tiverem interesse no tema estão convidadas a participar conosco”, comentou a presidente da SAF, Miriam Lins.

Serviço
Café com Palestra – Equilíbrio Emocional
Data: 3 de agosto – sábado
Horário: das 9h às 11h
Local: Igreja Presbiteriana do Brasil
Endereço: Rua Domingos Tavolaro, 4 – Centro
Informações e inscrições: (12) 99110-2369

Mais de mil pessoas participam do primeiro dia da 4ª Jornada Pedagógica

Mais de mil pessoas, entre professores e equipe gestora das unidades escolares de São Sebastião, participaram nesta segunda-feira (29) da 4ª edição da Jornada Pedagógica na cidade no Espaço de Eventos da Rua da Praia. O tema deste ano é “A educação de São Sebastião: desafios e possibilidades, além dos muros da escola”. O evento encerra nesta terça-feira (30).

A equipe da Secretaria de Educação foi recepcionada pela banda Dixeland Folia durante o credenciamento e coffee break e recebeu um kit de boas vindas que inclui bolsa, bloco de anotações e caneta. Os palestrantes Gustavo Reis e Alexandre Camilo também receberam kits com livretos e folders explicativos sobre turismo e história de São Sebastião

Para a professora da Escola Prof.ª Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar, Costa Norte do município, Raquel Correa, a jornada pedagógica valoriza o conhecimento. “Esse momento é muito importante, pois nos norteia às novas práticas pedagógicas e novos conceitos e nos ajuda a aprimorar o conhecimento e tudo isso em função dos alunos”, declarou.

O professor de Educação Física, da EMEI Mundo Encantado, também do Canto do Mar, Luciano Barbosa, elogiou o evento. “Gosto muito, porque existe uma troca de ideias. A Prefeitura traz palestrantes renomados que interagem com o público. Assim ficamos alinhados com os pensamentos voltados para a educação do século 21”, argumentou Barbosa.

O diretor das Escolas João Gabriel e Bolinha de Sabão, ambas em Toque-Toque Pequeno, Daniel Almeida, fez uma avaliação positiva. “Esse evento é de suma importância pela participação e formação que nos cabe. Ainda mais porque temos uma nova jornada, o segundo semestre. Com tudo isso podemos corrigir o que deu errado e nos aprimorar, visando a melhora do ensino na aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu.

Cronograma da 4ª Jornada Pedagógica
Dia 30 de julho – Terça-feira

Manhã
8h – Credenciamento
9h – Palestra “A Importância da Formação Continuada de Professores” – com Vinícius Freaza
9h30 – Palestra “Jogos de Matemática e Aprendizagem Significativa” – com Luiz Felipe
10h45 – Palestra “Construção e Estratégias de uso do Sussurrofone” – com Luciane Gomes

Tarde
13h – Credenciamento
13h30 – Palestra “A Importância da Formação Continuada de Professores” – com Vinícius Freaza
14h – Palestra “Jogos de Matemática e Aprendizagem Significativa” – com Luiz Felipe
15h15 – Palestra “Construção e Estratégias de uso do Sussurrofone” – com Luciane Gomes
16h – Encerramento

8ª edição do Rock na Praia dá espaço ao metal no Anfiteatro da Rua da Praia

O Anfiteatro da Rua da Praia foi palco de muito rock'n roll na 8ª edição do Rock na Praia, realizado no último sábado (27). Apesar de estar em sua oitava edição, somente em 2017, o evento ganhou força após se tornar parte do calendário oficial de eventos do município, e assegurar ser realizado anualmente.

Festa Julina anima bairro da Cigarras

O bairro da Cigarras, Costa Norte do município, teve muita animação durante a realização da sua festa julina, realizada na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de julho. Foram dois dias de comidas típicas e muita música.

Secretaria de Habitação participa de oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas

Os fncionários do grupo técnico de trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) da Prefeitura de São Sebastião participaram nesta segunda-feira (29) da oficina ‘Gestão de Praias e Mudanças Climáticas’, aplicada pela aluna de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Marina Corrêa, e do auxiliar Ivan Gonçalves de Castro Ferreira, junto ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (IO-USP). 

A oficina integra uma série de medidas da Administração Municipal em relação à Gestão de Praias e o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto ORLA). Recentemente, o prefeito Felipe Augusto esteve em Brasília para discutir a gestão das praias marítimas urbanas, e também áreas e bens de uso comum que passarão a ser de responsabilidade do município, em reunião com o secretário nacional e estadual do Patrimônio da União (SPU), Fernando Anton Basus Bispo, e o secretário estadual do SPU, Eduardo Santos Barroso. 

O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha da USP faz parte de uma pesquisa que trata da importância do governo de municípios costeiros na tomada de decisão sobre adaptação às mudanças climáticas. A pesquisa está discutindo como a gestão municipal enxerga o funcionamento e o manejo das praias atualmente e no cenário de mudanças climáticas. De acordo com a pesquisadora, Marina Corrêa, o intuito do levantamento é entender como a ciência pode ajudar no aprimoramento da gestão de praias no Litoral Norte do Estado de São Paulo. As políticas públicas municipais, com relação à gestão de praias, estão em processo de adequação aos procedimentos legais. Brevemente a sociedade civil discutirá o tema.

A pesquisa está sendo realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP: 2018/13238-9), vinculada ao Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática (FAPESP: 2015/03804-9). A Oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas foi realizada com apoio do Bolsas Funbio – Conservando o Futuro que conta com a parceria do Instituto Humanize (www.funbio.org.br).