São Sebastião recebe oficina sobre tráfico de mulheres

A Associação Mulheres pela Paz realizou nesta quinta-feira (1) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, uma oficina de educação popular feminista, para  lideranças locais que atuam em ONGs, órgãos públicos e universidades, no salão de eventos do Porto Grande Hotel & Convention.

São Sebastião celebra Dia Nacional da Saúde com diversas ações

Para comemorar o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 05 de agosto, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, vai oferecer diversos serviços para a população na próxima segunda-feira (05), a partir das 9h, no estacionamento da farmácia Droga Raia, no Centro; e no shopping Beira Praia, em frente à Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.

Prefeitura promove visita monitorada de escola ao Viveiro Municipal

A Prefeitura de São Sebastião promoveu recentemente visita monitorada dos alunos da Escola Tia Marisa ao Viveiro Municipal, localizado no bairro da Reserva Du Moulin, na região central da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), por meio da Divisão Socioambiental, apresentou as atividades do Viveiro que tem como objetivo a produção e manutenção de mudas nativas.

Às crianças, o engenheiro agrônomo da SEMAM, Anderson Ribeiro, explicou sobre a atuação na promoção do plantio de diferentes espécies nativas e frutíferas ao longo do município, que aumenta a biodiversidade na região. “Além do trabalho de Educação Ambiental para visitantes e atividades educacionais monitoradas”, comentou, ao destacar também o trabalho de recuperação em Áreas Degradadas e de Preservação Permanente.

Ribeiro apresentou aos alunos a compostagem, a criação de galinhas, horta orgânica, as frutíferas e mudas nativas, além de um modelo de caixa para criar abelha e a sua importância para a existência de vida na Terra.

Os alunos também aprenderam com o viveirista e funcionário municipal, Luís Rodrigues, que falou sobre o artesanato que realiza, confeccionando móveis com o aproveitamento da poda de árvores, e a importância no reaproveitamento do material, com a diminuição de resíduos gerados.

A professora Tatiana Barbosa destacou que o Ensino não se faz apenas em sala de aula. “Essas atividades são importantes, pois funcionam como recursos pedagógicos que contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora. Nossos pequenos amaram tudo”, ressaltou.

A engenheira agrícola da SEMAM, Nathalie Pacheco, atenta para a necessidade de despertar o interesse das próximas gerações com as questões ambientais. "As atividades extracurriculares, em ambiente diferente ao que o aluno já está acostumado, são de grande valia e contribuem para o aprendizado e melhor absorção do conteúdo", comentou.

O Viveiro Municipal está aberto para visitas de munícipes e escolas interessadas. Para isso basta entrar em contato com a SEMAM, por meio dos telefones (12) 991088259 ou (12)981150530. 

Primeiro Simpósio da Mulher de São Sebastião celebra Dia da Lei Maria da Penha

Em comemoração ao Dia da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Coordenadoria da Mulher, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), vai realizar o Primeiro Simpósio da Mulher, no dia 7 de agosto, das 8h às 17h, no Teatro Municipal.

Aberta ao público, especialmente feminino, a programação conta com apresentações de dança, música e teatro, roda de conversa, apresentação da Patrulha Maria da Penha pela Guarda Civil Municipal (GCM), palestra com a delegada Rosmary Corrêa e outras com temas como empoderamento feminino e vivências da Lei Maria da Penha.

Confira a programação completa:

07/08 

8h – Credenciamento (entrega de credenciais e pastas com folder e material ilustrativo, música e Coffee Break);
9h – Cerimonial com abertura do evento e agradecimento da presença das autoridades e secretários;
9h30 – Apresentação de performance: grupo de dança;
10h – Apresentação da Patrulha Maria da Penha – Guarda Civil Municipal;
10h30 – Palestra com a delegada Rosmary Corrêa seguida de Roda de Conversa;
12h – Pausa para o almoço;
13h30 às 14h – Assinatura da lista de presença;
14h – Palestra com Nara Moraes (enfermeira especialista em UTI, sócia na empresa Mary Kay) – tema: Empoderamento Feminino;
15h – Palestra com Júnia – delegada de Defesa da Mulher de São Sebastião. Tema: Vivências com a Lei Maria da Penha;
16h – Peça teatral Divas no Divã, com o ator Miguel Arcanjo; término do evento com fotos, entrevistas com palestrantes e fotos  no Backdrop e Coffee Break.

Lei Maria da Penha

Desde a sua publicação, em 2006, a Lei é considerada como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.

A Lei 11340/06 cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.

Prefeito recebe aluno da rede de ensino em seu gabinete

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu nesta sexta-feira (02), em seu gabinete, a visita do aluno da Escola Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar, Miguel Soares Moreira, de 6 anos.

Prefeitura instala cortinas divisórias nos leitos do UPA

Atendendo as normas de qualificação expedidas pelo Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de São Sebastião instalou cortinas para divisão dos leitos hospitalares da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada na região central do município.