Prefeitura de São Sebastião encerra primeiro módulo do Projeto Asas

A Secretaria da Educação (SEDUC) de São Sebastião, realizou na última semana o encerramento do primeiro módulo do Projeto Asas para alunos rede municipal de ensino, com deficiência ou alguma dificuldade de aprendizagem, acompanhados pelo do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) e, adultos indicados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI).

São Sebastião recebe a Campanha Nacional de Multivacinação de 5 a 23 de agosto

Com o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação de crianças com até nove anos de idade e adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), a Prefeitura de São Sebastião realiza de 5 a 23 de agosto, a Campanha Nacional de Multivacinação em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) do município.

Projeto Garoçá realiza sua “5ª Vivência Ambiental”

Com o intuito de festejar o Meio Ambiente e sua diversidade, crianças do Projeto Garoçá participaram na última sexta-feira (28) da “5ª Vivência Ambiental”, com o tema: “Acolhendo, Fortalecendo e Respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda Mundial”.

Participaram, entre os convidados, os projetos Cidadão Criança e o Viração, que prepararam carinhosamente apresentações relacionados ao tema. A vivência foi aberta a famílias e à comunidade da Costa Norte e, de acordo com a professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Santos, essas simples atividades certamente se transformaram em momentos que ficarão guardados para sempre na memória de cada um.

Durante o mês de junho, a equipe do Projeto Garoçá participou de muitas atividades envolvendo as crianças, a comunidade e parceiros na conscientização sobre o Meio Ambiente. Foram desenvolvidas a confecção de brinquedos, utilizando resíduos secos, como: jogos de interatividade (quebra cabeça e jogo da memória); produção de textos e desenhos; fantoches de animais com caixa de leite; bichinhos de jardim (borboletas) com CD; bonecas com retalhos de tecido; flores com revistas; e vários objetos de decoração com materiais recicláveis.

“Observamos e aprendemos a transformação de lixo em objetos de utilidade, praticando assim as cinco importantes mudanças de atitudes”, disse Fabiana.

Segundo ela, além de trabalhos manuais e artísticos, foram abordados temas de coleta seletiva, uso consciente da água, compostagem, horta, entre outros.

“Conhecemos e estamos compartilhando os conhecimentos dos ODS que nos foram apresentados pela equipe do Projeto Tecendo as Águas – Instituto Supereco. Essas ações contribuem para o fortalecimento de valores de cidadania relacionados ao Meio Ambiente”, acrescentou Luciana coordenadora do Projeto Garoçá, acreditando que as crianças poderão transformar o planeta em um mundo melhor para se viver.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.