Prefeitura e ICC realizam oficinas participativas do plano de manejo APA Baleia Sahy


A Prefeitura de São Sebastião e o Instituto Conservação Costeira vão realizar oficinas participativas sobre o diagnóstico, zoneamento e programas de gestão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy. Os encontros são abertos ao público.
O objetivo é apresentar o processo de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação que visa alternativas para o desenvolvimento da região de forma sustentável. 
As oficinas sobre diagnóstico e zoneamento serão realizadas no dia 24/07 (quarta-feira), no Instituto Verdescola, na Vila Sahy, Costa Sul do município; e no dia 07/08 (quarta-feira) na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro da cidade. Já as oficinas sobre os programas de gestão serão nos dias 22/08 e 10/09, também no Verdescola e no Meio Ambiente.
Oficina sobre o diagnóstico e zoneamento
24/07 – Costa Sul 
9h30 - Instituto Verdescola - Rua Marginal, 44 - Vila Sahy

São Sebastião recebe certificado Município VerdeAzul

Cerimônia realizada em Bauru reconheceu o trabalho do Governo sebastianense

A Prefeitura de São Sebastião recebeu a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em cerimônia realizada na cidade de Bauru, no dia 11 de julho. O trabalho do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) recebeu assim, a certificação do primeiro ciclo 2019.

Governo Municipal se qualifica para certificado no Programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), participa da cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul. A solenidade ocorre em Bauru (SP), nesta quinta-feira (11).

A participação da cidade no  Programa Município VerdeAzul (PMVA), é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

Prefeitura inicia cadastro de usuários náuticos em Barra do Sahy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), iniciou cadastro de usuários náuticos para o ordenamento do uso sustentável em Barra da Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.

O Governo Municipal contou com apoio do Instituto Conservação Costeira (ICC), que acompanha a busca da comunidade local pelo ordenamento e o bom uso do local conhecido como Portinho.

O secretário adjunto de Meio Ambiente Leandro Saadi ressaltou a importância do cadastro, e dos benefícios que a comunidade caiçara adquire ao ordenar e dividir o espaço com seus pares.

Segundo o biólogo do ICC, Edson Lobato, o cadastro é essencial e se trata de etapa inicial para desenhar o turismo participativo e sustentável no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy.

A ação contou com a participação e colaboração de barqueiros e pescadores. Todos os envolvidos possuem o mesmo interesse, a de ordenar o ambiente, para que as comunidades locais possam exercer as suas atividades econômicas de maneira sustentável, e em respeito ao meio ambiente.