Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica ao local da embarcação encalhada no Montão de Trigo

A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizou nesta quarta-feira (08/11), visita técnica no local onde uma embarcação encalhou, na ilha Montão de Trigo, na noite do último sábado (04/11), e que foi abandonada pelo proprietário desde então. Os moradores da ilha relataram vazamento de óleo, e as providências legais já estão sendo tomadas.

SEMAM e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado fazem coleta de amostras de água e mexilhão perna-perna para análise

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), acompanhou, esta semana, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em um atendimento ao programa de animais aquáticos, na colheita de amostras de água e mexilhão perna-perna, na praia das Cigarras, Costa Norte.

Em comemoração ao Dia da Árvore, crianças do projeto Garoçá plantam 50 mudas na Praça do Kitesurfe, na Enseada

Para comemorar o Dia da Árvore (21/09), na véspera da chegada da Primavera, crianças de 6 a 12 anos do Projeto Garoçá (vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano - SETRADH), plantaram hoje, na Praça de Kitsurfe, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, 50 mudas de diferentes espécies.
Acompanhadas pelos professores, as crianças plantaram Pitangueiras, Araçás, Aroeiras, Ingás e Ipês Brancos. Cada árvore recebeu o nome de uma criança do projeto.

Cerca de duas toneladas de lixo são recolhidas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

As secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participaram, no último sábado (16/09) do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no qual foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo. A SEMAM atuou no mangue Ninhal, na Enseada; mangue do Araçá (Varadouro); mangue Barra do Sahy e Praia do Porto Grande. Somente nessa última, foram retirados 200 kg de sujeira. Praia Deserta (região central) e Maresias (Costa Sul) coletaram cerca de 120 kg cada. Somente na Costa Norte foram aproximadamente 700 kg em três praias.

São Sebastião participa de ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que acontece neste sábado

O Instituto Terra & Mar coordena no dia 16 de setembro, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2017”, que ocorrerá a partir das 9h, em diversos pontos da cidade. Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando a educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 32 anos em vários países.