Skate Camp Festival agita Boiçucanga neste domingo(19/08)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), realiza neste domingo (19) a quarta edição do “Skate Camp Festival”. O campeonato acontece na pista de skate de Boiçucanga, Costa Sul do município, e terá competições nas modalidades Mirim, Iniciante, Feminino (Mirim e Open) e Amador.

Prefeitura de São Sebastião prepara programa especial para Dia do Folclore

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), preparou uma programação especial para comemorar o dia do folclore, celebrado no dia 22 de agosto. Haverá apresentações artísticas e culturais, oficinas, interações com o público e muita diversão.

Abrindo a programação, às 9h, na Praça do Coreto, a Cia. O Castelo das Artes apresentará a peça Mitos e Lendas Caiçaras, reunindo lendas, mitos e causos caiçaras, como A Lenda do Amor, A Lenda do Boi que Falou, O Dia que o Santo Pecou, contos de lobisomem, de escravos, de pescador, entre outros. A apresentação se repete às 14h, no mesmo local.

Com o objetivo de valorizar as histórias e os personagens do folclore brasileiro, o Núcleo Experimental de Dança Teatro de SJC – NEXDT promete encantar as crianças com a intervenção artística sobre Bumba Meu Boi e Frevo, com apresentações às 10h e às 16h, e na sequência das intervenções, acontecerá a interação com o público de danças brasileiras.

 Já na sexta-feira (24/08), às 19h30, na Casa da Cultura (antiga sede da Secretaria de Turismo), o professor Geraldo De Buta apresentará palestra com a temática “Caiçara”,abordando os hábitos, costumes, economia, cultura e tradições caiçaras, a fim de valorizar as raízes e estimular a cultura brasileira. Para encerrar, no sábado (25/08), às 20h, no calçadão da Rua da Praia (em frente à Casa da Cultura), acontece a apresentação musical "Coco de Maré", do grupo Alma de Maré.  

São Sebastião passa a contar com Centro de Conciliação Judicial

Graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e a Faculdade de São Sebastião (FASS) a cidade passa a contar, a partir desta quinta-feira (16/08) com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Este é o 262º centro inaugurado no Estado de São Paulo e a cerimônia, realizada na tarde desta quarta-feira (15/08) reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Prefeitura entrega regularização da energia elétrica na Vila Carioca

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), em parceria com a EDP Bandeirante
Energia, realizou neste sábado (11), a cerimônia de inauguração da iluminação pública no núcleo Vila Carioca, em Juquehy, Costa Sul da cidade. Com a implementação do projeto denominado “Boa Energia” da EDP, o local – onde existem 44 residências – ganha acesso a uma rede elétrica segura, ágil e eficiente.
As obras ainda incluem a instalação de um poste padrão nas residências, uma rede de distribuição em media tensão, posteamento e outras medidas para a melhoria completa dos serviços.
A população não tem nenhum custo. Os postes já foram doados a cada residência, e a EDP poderá fazer o monitoramento remoto do sistema,
trazendo segurança e qualidade no fornecimento de energia. “Este é um momento em que a dignidade chega e a justiça social começa a ser
feita aqui. A ocasião é histórica e marca o início da regularização fundiária que está sendo feita em todas as vilas que compõem Juquehy e demais bairros da Costa Sul”, declarou o prefeito Felipe Augusto, que ressaltou que a parceria com a EDP é inédita. “Isso traz, além da luz, segurança na energia elétrica e dignidade a população, que agora terá como comprovar endereço”, continuou o
prefeito. Trata-se da segunda iluminação mais moderna que existe hoje na cidade, sendo o sistema todo em lâmpadas LED. O primeiro a ser instalado dessa forma foi na Costa Norte.
Ao todo, serão cerca de 90 famílias beneficiadas nesta primeira fase. Na inauguração, estiveram presentes, além do prefeito, secretários e
vereadores municipais, além de funcionários da EDP. Ana Maria Suncin, que praticamente fundou a Vila Carioca, ficou satisfeita com
a novidade. “A gente sempre foi humilhado pelas gestões passadas. O Felipe Augusto veio e realizou uma das maiores necessidades dessa Vila abençoada.
Acredito que esse é o pontapé inicial, tiro o chapéu para a Prefeitura e a EDP”, disse. Berilo Ribeiro de Souza, 50 anos, morador, também ficou contente. “Achei muito bom, agora a gente não fica mais nessa ‘gataiada’, o certo é a gente pagar energia. Parabéns ao prefeito pela atitude. Agora temos endereço, comprovante, dignidade”.

Prefeitura entrega readequação de área de lazer na Topolândia

A Prefeitura de São Sebastião entregou, no último sábado, o serviço de readequação da área de lazer da Topolândia, localizada na Rua Francisco Luciano Nogueira. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Serviços
Públicos. Com brinquedos, desenhos lúdicos na parede, bancos e muita área verde, o local agora irá proporcionar a toda a comunidade momentos de lazer, unindo os moradores e promovendo diversão e lazer a todos.
Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Felipe Augusto e o vice Amilton Pacheco.
“Essa área era usada para descarte de lixo, entre outras coisas. É bom ver
como está bonita”, comemorou Pacheco.
O novo espaço faz parte de um programa de recuperação das áreas degradadas dos bairros. Somente na Topolândia já é a terceira, e contou com o cuidado e o carinho dos servidores.
Para o prefeito, trata-se de um símbolo de resgate da cidadania. “Peço que os cidadãos também cuidem do patrimônio público”, pediu Felipe Augusto, que anunciou que, na frente do parquinho, será feita uma pracinha com equipamentos de ginástica para toda a comunidade aproveitar ao lado da família.
“Gostei muito, meu neto vai aproveitar bastante. Espero que dure”, disse a moradora Selma Vicente Vieira Landes.
Elmo Pereira de Souza, que estava com seu filho de 6 anos, Arnaldo, concorda. “Ficou muito bom, temos que manter, moramos aqui pertinho”,
comentou. “Gostei bastante. Já comi pipoca, algodão doce, brinquei com meus amigos”, contou o pequeno Arnaldo.
Milena Emilly, de 4 anos, também aprovou. “Achei o parquinho muito legal. Tem muitos brinquedos, gostei do balanço e do escorredor”.
“Achamos muito bom, estávamos precisando, aqui estava abandonado, ficou muito legal para a criançada. Temos um de 2 e uma de 5”, falaram Rosana Castilho da Silva e Vagner Alessandro.

Festa da Família do Projeto Garocá é sucesso na Costa Norte

O Projeto Garoçá promoveu, no último sábado, a “Festa da Família”, uma confraternização entre os alunos e seus familiares. O evento contou com atividades lúdicas, sorteio de prêmios, entre eles algumas cestas básicas, caixas de bombom, bolinho caipira e roupas para as crianças.
Na festa, um coral com todas as crianças se apresentou cantando a música “No fundo do coração”, de Sandy e Jr.. Uma lembrancinha, confeccionada pelas crianças, foi entregue a cada família. Na ocasião, foram realizadas ainda oficinas para integração, como de: Flores
de folha de bananeira (Paula Gallani), Vasos com caixa de leite (Professor Alex Getúlio), Chocolate (Professora Fabiana Medeiros), Contação de histórias (Vânia Cavalcanti), Mandalas (Mariana Sanches), Zumba (Mariana Sanches) e Bandejas com patchtwork (Rogéria Cozendey).
O dia foi finalizado com um lanche da tarde com cachorro quente, pão com patê, bolo e bombons de chocolate, uma mesa de frutas variadas e sucos. “Todos nós sabemos da importância da família em uma sociedade e quando mostramos isso na formação do indivíduo temos um significado maior. A família é parte integrante para alcançarmos nossos objetivos sociais com qualidade e responsabilidade. Temos atividades de vários segmentos e com isso oportunizamos momentos diversos”, disse a coordenadora do projeto, Luciana Gallani.
Segundo Luciana, o objetivo de todo o trabalho dentro da Assistência Social – enquanto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a integração, cooperação, autonomia, participação social e garantia de direitos das famílias referenciadas ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), utilizando a convivência e o vínculo como ferramenta de transformação social.
“Essas ações são muito importantes, pois hoje conseguimos ficar juntos e participar das atividades com os filhos”, comemorou a mãe da aluna Elóa, Elisângela. A mãe do Davi, Claudete, ficou muito feliz em estar perto do filho. “Não tenho muito tempo no dia a dia e hoje nós tivemos tempo um com o outro”.
O projeto Garoçá está instalado no Bairro da Enseada, na Costa Norte da cidade, e atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico, Esportes Integrados, Judô, Dança e Capoeira.