Prefeitura de São Sebastião Prefeitura de São Sebastião
Fotos da cidade
Concursos Públicos | Consulta de Processos | Documentos Oficiais | Editais de Licitação | Comunicados | Downloads | WebMail
Sábado, 20 de dezembro de 2014
Imprimir esta notícia.

Prefeitura de São Sebastião fecha convênio com Senai para oficina escola de restauro

São Sebastião, segunda-feira, 5 de julho de 2010

Foto: Luciano Vieira | PMSS
Imóveis tombados são restaurados em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião fechou no dia 30 de junho convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para a instalação da primeira oficina escola de restauro do município. A ação pioneira, aprovada durante reunião da diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), contemplou apenas uma outra cidade paulista, Iguape.

Antes do desfecho positivo, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, havia sido recebida no dia 18 de junho no Senai de Sorocaba pelo diretor da instituição, Jocilei Oliveira com o objetivo de conhecer e aprimorar os procedimentos sobre o referido convênio técnico, tendo por meta a realização do programa “Oficina Experimental de Restauro”, por intermédio do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico do Senai/Sorocaba, dirigido por Júlio Vitória Barros.

De acordo com Marianita, tal projeto tem por alvo profissionalizar prioritariamente jovens de baixa renda na área de recuperação de edificações do Centro Histórico de São Sebastião e sua conseqüente inserção no mercado de trabalho. Para ela, além do beneficio social para a juventude que se profissionaliza, há um ganho geral da comunidade com as restaurações, fortalecendo a identidade regional, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, valorização do Centro Histórico e sua conseqüente qualificação para o turismo cultural.

Segundo informou a secretária, o processo de seleção dos alunos está em fase final de implantação por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), dirigido pela primeira dama Roseli Primazzi. Já a coordenação técnica será realizada pela Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana, órgão ligado à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).

Curso

A secretária declarou que as aulas das oficinas de auxiliar de pedreiro restaurador, auxiliar de pintor restaurador e revitalizador de pinturas convencionais, serão ministradas de segunda a sexta-feira com início ainda neste mês e certificação em 21 de dezembro.

A coordenação técnica do projeto está sob a responsabilidade de Wagner Bornal e conforme informações as aulas práticas serão dadas pelo professor Ewerton da Silva Borges, capacitado pelo próprio Senai. “As aulas práticas serão ministradas no Centro Histórico em continuidade ao projeto desta Administração em não minimizar esforços em sua revitalização. Assim, conseguimos aliar nossa responsabilidade social ao desejo do povo de ter o Centro do município digno de visitação turística”, disse Marianita.

Ela acrescentou que o Senai entrará com uniforme e equipamentos para as oficinas, e todo o acompanhamento e certificação que qualificará os jovens após o curso; porém salientou que o próprio Senai impediu a contratação de garotos com 16 anos em função da portaria do Ministério do Trabalho. Daí, os próximos contratados terem idade igual ou superior a 18 anos.

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Que tal compartilhar esta matéria com seus amigos: