Prefeitura de São Sebastião Prefeitura de São Sebastião
Fotos da cidade
Concursos Públicos | Consulta de Processos | Documentos Oficiais | Editais de Licitação | Comunicados | Downloads | WebMail
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Imprimir esta notícia.

Sede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no LN será em São Sebastião

São Sebastião, sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O projeto de criação da Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Litoral Norte, com sede em São Sebastião, foi aprovado por unanimidade de votos pela Comissão Intergestora Bipartide. O documento, que já havia sido avaliado pelo Colegiado da Diretoria Regional de Saúde em Taubaté, segue agora para o Ministério da Saúde para avaliação técnica e implantação no município.

Para o prefeito Ernane Primazzi, esta conquista é fruto do trabalho, dos contatos na capital federal e proporcionará à região melhor qualidade no atendimento às urgências/emergências. “A transformação do Cacem (Centro de Atendimento e Controle às Emergências Médicas), por meio do fone 192, irá elevar, sobremaneira, a qualidade dos serviços nesta área da Saúde e queremos aproveitar ao máximo o suporte do qual iremos desfrutar para que São Sebastião  se torne referência no assunto”, disse.

O chefe do Poder Executivo acrescentou que continuará a trabalhar no sentido de obter com as esferas Federal e Estadual os recursos financeiros necessários para melhor administrar o município o qual, neste momento, enfrenta a queda na arrecadação dos repasses dos royalties do petróleo.

Com a aprovação e conseqüente transformação do Cacem em Samu, investimentos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, proporcionará ao Litoral Norte um ganho em equipamentos, a exemplo das 14 ambulâncias de suporte básico de vida com auxiliar ou técnico de enfermagem e motorista (quatro para Ubatuba, outras quatro para Caraguatatuba e cinco para São Sebastião); três unidades de suporte avançado de vida com equipe composta por médico, enfermeiro e motorista (uma para cada cidade), e uma Central de Regulação Médica na Central do 192, onde todas as solicitações serão reguladas por um médico plantonista 24 horas por dia e por uma equipe de coordenação.

De acordo com o atual coordenador do Cacem, André Luiz da Silva Leandro, o projeto foi liderado pela equipe da Sesau (Secretaria de Saúde) de São Sebastião e sua elaboração contou com a participação de técnicos das Secretarias de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. Agora, a partir do aval do Ministério da Saúde para a implantação da Samu, todas as solicitações de emergências médicas registradas no Litoral Norte passarão pela Central de Emergência de São Sebastião de onde serão despachadas  diretamente via rádio para a equipe mais próxima pelo médico regulador. “Com isso ocorrerá um ganho maior de ‘tempo resposta’ para as emergências e, em caso de necessidade, uma equipe médica de suporte avançado será encaminhada ao local da ocorrência resultando em uma maior chance de sobrevida às vítimas de agravos à saúde, redução de seqüelas destes mesmos agravos e menor permanência destas vítimas em leitos hospitalares”, explicou Leandro.

Ainda conforme informações do coordenador, o município de São Sebastião receberá do Ministério da Saúde uma verba de R$ 120 mil mensais fora os investimentos em construção da Central de Regulação, comunicação, informática e mobiliário e em contrapartida, investirá com  R$ 171 mil por mês. “Este serviço é um marco na história do Litoral Norte, pois mostra como a união dos municípios pode trazer melhor qualidade de vida para os moradores da região. Todos os técnicos de Saúde que participaram deste projeto estão de parabéns”, concluiu.

Fonte: Depto de Comunicação

Que tal compartilhar esta matéria com seus amigos: